O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Angra dos Reis (CIEVS Angra) é um órgão transversal da Secretaria Municipal de Saúde e ponto focal municipal para o Regulamento Sanitário Internacional, atuando de forma articulada com CIEVS de outros entes federados.
Tem como atribuições:
- Atuar no manejo de riscos de saúde pública municipal, sendo um elemento facilitador da resposta coordenada envolvendo todos os setores envolvidos;
- Atuar no monitoramento do sistema de vigilância em saúde, articulando diversas iniciativas existentes para o monitoramento do alcance de metas e análise de tendências de indicadores pactuados em vigilância em saúde do município.
- Avaliar as informações preliminares para verificação de eventos quanto à caracterização de emergência de saúde pública, utilizando-se para a análise o instrumento de decisão preconizado pelo Regulamento Sanitário Internacional (RSI 2005);
- Capturar e avaliar informações provenientes da mídia (clipping) relativa a riscos de saúde pública de importância municipal, estadual, nacional e internacional;
- Desenvolver, em conjunto com setores pertinentes, atividades de preparação e resposta antes, durante e após a ocorrência dos eventos de massa, considerando-se eventos de massa, aquelas atividades coletivas que por motivo esportivo, religioso, lúdico ou laboral, entre outras motivações, movimentem e/ou atraiam um elevado contingente de pessoas vindas de todas as partes do estado, país e/ou mundo.
- Direcionar, de forma ágil, as medidas adequadas para a investigação epidemiológica, profilaxia e bloqueio da disseminação de doenças;
- Fortalecer a avaliação da situação de saúde do município por meio do monitoramento de indicadores epidemiológicos, como mecanismo de transparência e de comunicação junto aos gestores, à mídia e à população em geral.
- Promover a elaboração de informes e alertas para subsidiar a comunicação de riscos a respeito de doenças, agravos e eventos de saúde pública que possam afetar a população angrense.
- Promover, divulgar e a realizar manutenção de comunicação permanente adequada e eficiente para recebimento das notificações de riscos de saúde pública municipal, em tempo integral, 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias do ano.
Cadastro de celular/e-mail
Cadastre-se aqui para receber nossas informações em seu celular ou e-mail.
Comunicação imediata
Comunicação de suspeitas de agravos, doenças e eventos de saúde pública de interesse epidemiológico ocorridas no município.
Clippings
Seleção de rumores de páginas eletrônicas de notícias, mídias sociais e órgãos públicos. Tem o objetivo de aprimorar a capacidade de alerta e respostas às emergências em Saúde Pública.