Missão
Conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas, destinadas a evitar ou minimizar desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.
Objetivo
Redução dos desastres. Para isso atuamos em quatro fases distintas, conforme abaixo descritas:
- Prevenção: Conjunto de ações destinadas a reduzir a ocorrência e a intensidade de desastres naturais ou humanos, através de avaliação e redução das ameaças e/ou vulnerabilidades, minimizando os prejuízos socioeconômicos e os danos humanos, materiais e ambientais.
- Preparação: Conjunto de ações desenvolvidas pela comunidade e pelas instituições governamentais e não-governamentais, para minimizar os efeitos dos desastres, através da difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos e da formação e capacitação de recursos humanos para garantir a minimização de riscos de desastres e a otimização das ações de resposta aos desastres e de reconstrução.
- Mitigação: Medidas preventivas, maximizadoras e compensatórias, com a finalidade de reduzir ou remediar um determinado impacto.
- Resposta: Conjunto de ações desenvolvidas imediatamente após a ocorrência de desastre e caracterizadas por atividades de socorro e de assistência às populações vitimadas e de reabilitação do cenário do desastre, objetivando o restabelecimento das condições de normalidade.
- Recuperação: Conjunto de ações desenvolvidas após as operações de resposta ao desastre e destinadas a recuperar a infra-estrutura e a restabelecer, em sua plenitude, os serviços públicos, a economia da área, o moral social e o bem-estar da população.
Ciclo da Doutrina Internacional de Defesa Civil
Logomarca da Defesa Civil
Outras informações
Triângulo equilátero: a base manifesta a segurança, a estabilidade e o bem-estar social, metas de toda Defesa Civil. Os outros dois lados simbolizam a prevenção e a ação, que são medidas fundamentais para manter a segurança da população.
Mãos e Hexágono: a cor laranja é a cor oficial da simbologia internacional da Defesa Civil e significa o calor humano e a solidariedade.
Faixas paralelas vermelhas: representam a capacidade de evitar o perigo, quer pelos órgãos governamentais, quer pelos órgãos não governamentais lado a lado, permitindo lembrar a máxima da Defesa Civil "um dever de todos para com todos". A cor vermelha induz ao dinamismo dos sistemas de Defesa Civil simbolizando também a coragem.