Outubro Rosa é encerrado com sucesso

Mulheres angrenses se juntaram na luta contra o câncer de mama

31 de outubro de 2013
A Prefeitura de Angra, por meio da Coordenadoria da Mulher, realizou na terça-feira, 29, a última atividade alusiva ao Outubro Rosa. A palestra sobre o câncer de mama aconteceu no Cepe, na Vila da Petrobrás, para mulheres e homens. A subcoordenadora Marilene Dopazo representou a pasta.

Com o tema "O que é o câncer de mama?", a enfermeira e especialista na saúde da mulher, Sandra Lima, explicou todos os procedimentos de prevenção e tratamento da doença. A palestra ainda contou com uma atividade, a Mamamiga, na qual participantes puderam apalpar uma mama de borracha, com diferentes nódulos, para sentirem como é fazer o toque e identificar alguma mudança de textura e forma.

As chances de cura são de 95%, e, quanto mais rápido o diagnóstico, mais chances de cura. O exame periódico e o autoexame ainda são as melhores armas contra a doença.

A coordenadora de Política Pública para a Mulher, Neuza Nardelli, fez um balanço do evento, no município.

- Foi muito gratificante ver tamanha adesão ao movimento. Tivemos a participação de mais de 20 mil mulheres, ultrapassando a nossa meta. Neste ano todos lutaram pela causa, poder público, comércio, empresas privadas, familiares, entre outros. No ano que vem queremos fazer um evento com mais palestras e informativos - disse ela.

A programação do Outubro Rosa foi extensa e diversificada. Foi um mês de palestras pertinentes ao tema, caminhadas e pedaladas para chamar mais adeptas à luta contra o câncer de mama e encontros com muita descontração, como foi o "Encontro das Mulheres com Vinícius de Moraes", para comemorar o centenário do poeta. O movimento terminou, mas a luta contra a doença continua. Faça o seu autoexame. Previna-se.