Ação de cidadania fortalece pesca artesanal na Ilha Grande

Com apoio da Prefeitura de Angra, iniciativa levou atendimento humanizado e emissão de documentos a área de difícil acesso

28 de novembro de 2025

Uma ação de cidadania voltada para os pescadores foi realizada esta semana na Praia de Enseada das Estrelas, na Ilha Grande. Promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, Detran/RJ e Defensoria Pública da União (DPU), com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, a iniciativa levou atendimento humanizado a moradores de uma região de difícil acesso, facilitando o acesso à documentação essencial para o exercício da pesca.

Em dois dias, foram emitidas 134 carteiras de identidade e 12 carteiras de pescador.  Outros 26 atendimentos para a retirada da carteira de pescador foram iniciados, mas devido à instabilidade no site do Governo Federal  serão concluídos pelo município.

A Prefeitura de Angra dos Reis apoiou a ação por meio da Secretaria Executiva da Ilha Grande, responsável pela logística de transporte e pelos locais de atendimento, e da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, que disponibilizou servidores para acompanhar a comitiva e intermediar o contato com os pescadores.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Jorge Eduardo Mascote, a presença do poder público nas comunidades da Ilha Grande reforça a valorização da atividade pesqueira.

— Levar esses serviços até os pescadores da Ilha Grande é uma forma concreta de fortalecer a pesca artesanal. A regularização documental garante que eles tenham acesso às políticas públicas, aos benefícios e aos programas de apoio do Ministério, ampliando direitos e oportunidades – destacou.