Ação de cidadania fortalece pesca artesanal na Ilha Grande
Com apoio da Prefeitura de Angra, iniciativa levou atendimento humanizado e emissão de documentos a área de difícil acesso
Uma ação de cidadania voltada para os pescadores foi realizada esta semana na Praia de Enseada das Estrelas, na Ilha Grande. Promovida pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, Detran/RJ e Defensoria Pública da União (DPU), com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, a iniciativa levou atendimento humanizado a moradores de uma região de difícil acesso, facilitando o acesso à documentação essencial para o exercício da pesca.
Em dois dias, foram emitidas 134 carteiras de identidade e 12 carteiras de pescador. Outros 26 atendimentos para a retirada da carteira de pescador foram iniciados, mas devido à instabilidade no site do Governo Federal serão concluídos pelo município.
A Prefeitura de Angra dos Reis apoiou a ação por meio da Secretaria Executiva da Ilha Grande, responsável pela logística de transporte e pelos locais de atendimento, e da Secretaria de Agricultura, Aquicultura e Pesca, que disponibilizou servidores para acompanhar a comitiva e intermediar o contato com os pescadores.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Jorge Eduardo Mascote, a presença do poder público nas comunidades da Ilha Grande reforça a valorização da atividade pesqueira.
— Levar esses serviços até os pescadores da Ilha Grande é uma forma concreta de fortalecer a pesca artesanal. A regularização documental garante que eles tenham acesso às políticas públicas, aos benefícios e aos programas de apoio do Ministério, ampliando direitos e oportunidades – destacou.