Implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em Angra completa dois anos
Sistema vem permitindo ao município ampliar capacitações, modernizar atendimento e aprimorar ferramentas digitais
A implantação oficial do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), ferramenta que revolucionou a tramitação documental em Angra dos Reis, completou dois anos. O sistema adotado pela Prefeitura impulsionou a transformação digital da administração pública do município, garantindo mais agilidade, organização e eficiência aos processos internos.
– O SEI representa um passo decisivo na modernização da nossa administração pública. Em apenas dois anos, o sistema transformou a forma como a Prefeitura trabalha, trazendo mais agilidade, transparência e organização. Isso se traduz em um serviço melhor para o cidadão e em mais eficiência para o servidor. Angra está preparada para seguir inovando e adotando práticas modernas de gestão – relatou o prefeito Cláudio Ferreti.
Avanços em 2025O Comitê Gestor do SEI (CGSEI), da Secretaria de Planejamento e Gestão, segue responsável pelo planejamento estratégico, pela articulação institucional e pela implementação das melhorias que fortalecem o uso do sistema no município.
Em 2025, as ações de formação continuada foram ampliadas: em parceria com a Escola de Gestão Pública, 120 servidores foram certificados ao longo do ano. Entre os destaques, está o treinamento completo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, além de diversas turmas promovidas para outras secretarias.
Ainda neste ano, o comitê também intensificou a produção de conteúdos audiovisuais de capacitação, disponibilizados no portal municipal do SEI, que recebeu melhorias em organização, acessibilidade e navegação. O portal pode ser acessado em: https://angra.rj.gov.br/sei.
Outro avanço importante ocorreu no Atende SEI, canal de atendimento do sistema, que passou por melhorias estruturais, tornando o suporte mais ágil, qualificado e responsivo às demandas das secretarias e dos usuários.
— Ao completar dois anos, o SEI em Angra segue alinhado às diretrizes do Ministério da Gestão, da Secretaria de Estado de Transformação Digital e do TRF4, fortalecendo a modernização da administração municipal. A ampliação do uso do sistema, os avanços no suporte e o investimento contínuo em capacitação consolidam uma gestão mais integrada, eficiente e alinhada às melhores práticas nacionais. A integração entre as secretarias é a base dessa evolução, garantindo mais transparência, agilidade e melhoria dos serviços prestados à população — destacou o secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta.