HMJ faz mutirões de cirurgias pediátricas e ortopédicas no fim de semana
Iniciativas buscam reduzir a fila de espera no município
O Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) realizou no sábado, dia 26, mais um mutirão de cirurgias pediátricas, e, no domingo, dia 27, outro mutirão de cirurgias ortopédicas, realizadas nas mãos. Seis crianças foram submetidas, no sábado, a procedimentos de postectomia (remoção do prepúcio), herniorrafia umbilical (correção de hérnia que se forma na região do umbigo), exerese (remoção) de apêndice pré-auricular e de cisto pré-auricular. No domingo, cinco pacientes adultos passaram por procedimentos cirúrgicos nas mãos, de neurólise (nervos) e tenólise (tendões).
A Prefeitura de Angra organizou e acompanhou todo o processo, desde as consultas nas unidades de saúde e o agendamento até a realização das cirurgias. Após os procedimentos, os pacientes também receberão acompanhamento pós-operatório na rede municipal, passando por revisões.
– Os mutirões são importantes para reduzirmos a fila de espera de pacientes eletivos e ambulatoriais que precisam de cirurgia. Uma iniciativa da Secretaria de Saúde com o apoio do Hospital Municipal da Japuíba – explicou Saulo Fontes Almeida, médico ortopedista.
O microempresário Marcos Plácido, morador da Japuíba, esteve no Centro Cirúrgico do HMJ acompanhando seu filho para um procedimento e elogiou o trabalho da rede de saúde.
– O atendimento prestado ao meu filho foi excelente. Enfermeiros, médicos, anestesistas, todos os profissionais foram bem atenciosos. Só tenho a agradecer a equipe que atendeu ele. O procedimento foi um sucesso. E daqui a pouco ele vai estar em casa para comemorarmos juntos – disse Marcos Plácido.
A previsão é que até o final do ano haja mutirões de cirurgias pediátricas mensalmente, com o próximo já no mês de outubro. O mesmo vale também para as cirurgias ortopédicas nas mãos. A próxima está marcada para 18 de outubro.