Defesa Civil atualiza mapa de risco da Ilha Grande

Primeira semana de trabalho em campo começou com ação no Abraão

30 de agosto de 2013
Dando seguimento à atualização do mapeamento de risco da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), realizado em Angra dos Reis em 2011, a equipe da Gerência de Engenharia da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito tem visitado os locais apontados como área de risco em toda a Ilha Grande e baía da Ilha Grande.

A ação começou na última semana e não tem data para ser finalizada.

- Com a situação de emergência decretada no início do ano, ficamos impossibilitados de vistoriar e acompanhar as áreas de risco mapeadas pela CPRM em toda a Ilha Grande e baía, devido à inoperância das nossas embarcações. Nossas ações agora, com a locação da lancha por meio da verba do Cartão de Pagamento Defesa Civil, estão voltadas para o mapeamento, fiscalização, acompanhamento de evolução dos riscos geológicos e campanhas preventivas na Ilha Grande e baía - disse o secretário da pasta, Marco Oliveira.

A equipe de engenharia vai passar pelo Abraão, Bananal, Freguesia de Fora, Araçatiba, Passa Terra, Praia Vermelha e Provetá.

MAPEAMENTO DA ILHA GRANDE

Em 2011, o governo federal enviou técnicos do CPRM a Angra dos Reis e a outros municípios do estado que sofrem com as chuvas, como a Região Serrana, para a realização de um mapeamento de risco. O trabalho durou uma semana e, além dos morros do Centro e das áreas do continente, também foram avaliadas as praias da Ilha Grande.

Por isso, além de atualizar o mapeamento do Centro da Cidade, a equipe de Engenharia também visita as áreas da Ilha Grande.

Além da atualização, a equipe da Defesa Civil esteve na Ilha Grande com o programa preventivo "Sua vida, seu maior patrimônio". Os agentes operacionais percorreram diversos pontos da ilha distribuindo panfletos e orientando a população que reside em áreas de encosta.

CARTÃO DEFESA CIVIL

A Prefeitura de Angra dos Reis recebeu em junho deste ano a verba do Cartão Defesa Civil, destinado a municípios que enfrentaram situações de emergência e calamidade pública. O valor de R$ 1,5 milhão está sendo investido também na realização de vistorias, em especial na Ilha Grande.

Para receber o recurso, a Defesa Civil e a Prefeitura de Angra enviaram ao Ministério da Integração Nacional, nos dias seguintes às chuvas, um plano de trabalho com as ações pretendidas e os prejuízos causados pela chuva. Além disso, a prefeita de Angra, Conceição Rabha, esteve pessoalmente no ministério, em Brasília, para defender a liberação da verba.

SOBRE O CARTÃO DEFESA CIVIL

De acordo com o Ministério da Integração, o Cartão de Pagamento de Defesa Civil é destinado à despesas com ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais. As destinações estão definidas no Decreto nº 7.257, de 4 de agosto de 2010, promovidas por governos estaduais, do DF e municipais.