Cultuar traz aulas de sapateado para Angra

Projeto "Na cola do sapateado" é patrocinado pela Transpetro e oferecerá 50 vagas

30 de julho de 2013
O Centro Cultural Teóphilo Massad estará recebendo a partir do dia 3 de agostoas inscrições para o curso rápido de sapateado do projeto "Na cola do sapateado - viajando pelo Brasil.".

O projeto patrocinado Transpetro, vai oferecer 50 vagas para alunos de 9 a 13 anos e ainda a apresentação do musical para alunos da rede pública de ensino.

O musical será exibido no mês de agosto, nos dias 13 e 14, às 9h30 e às 15h30, e no dia 15, às 11h30, no Teatro Municipal.

O objetivo do projeto é difundir a arte do sapateado e seus benefícios. O aprendizado do sapateado exige e estimula a concentração, coordenação motora, ritmo, musicalidade e o raciocínio.

A possibilidade de fazer música com os pés proporciona as crianças e adolescentes, curiosidade e autoconfiança. A arte do sapateado passa por vários estilos, mas a Catsapá trouxe para o sapateado os ritmos brasileiros.

Os interessados não precisam ter noção da dança para o curso e não é necessário comprar sapato de sapateado. A aula é uma experiência. Recomenda-se apenas o uso de sapatos tipo colegial ou tênis leves que não prendam no chão. Outra dica é prender os cabelos e usar roupas confortáveis,tipo camiseta, short e calça legging.

A aula terá duração de uma hora e será ministrada pela professora Luciana Belchior, atriz, bailarina, circense e sapateadora, integrante do elenco do musical "Na cola do sapateado".

O Centro Cultural funciona na Praça Guarda Marinha Greenhalgh s/nº, no São Bento, e as inscrições podem ser feitas de quarta a sexta-feira, das 15 às 21h. A aula inaugural será realizada dia 15 de agosto, às 11h.

SOBRE O ESPETÁCULO

Na cola do sapateado é um musical para todas as idades, que já arrebatou as mais diversas plateias por exibir o que elas não estão acostumadas a ver: o sapateado em ritmos brasileiros. O blog do musical (www.nacoladosapateado.com) ilustra o sucesso das temporadas realizadas desde sua criação, em meados dos anos 80. Com direito a fã clube de sapateadoras mirins e um importante trabalho social onde quem não pode pagar é convidado, o musical serviu de inspiração para a criação da Catsapá Escola de Musicais, sediada há 19 anos em Botafogo. Mas nem tudo é festa: em cena, a história de sete alunas que usam o sapateado como código, combinando uma cola para a prova de geografia com o som das chapinhas, levando o professor ao desespero.