Fim de semana de festa para os católicos

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude estão em Angra. Prefeita participou de eventos<Br />

30 de junho de 2013
A prefeita Conceição Rabha tem acompanhando eventos preparatórios para a Jornada Mundial da Juventude realizados em Angra. No sábado, dia 29, a prefeita esteve presente na missa campal realizada no Cais de Santa Luzia. Além da cerimônia, houve shows de vários artistas católicos. A missa foi celebrada por Don Ubiratan, juntamente com os padres da diocese.

No domingo, dia 30, Conceição participou da missa realizada na Igreja da Matriz. As cerimônias do fim de semana contaram com dois símbolos da Jornada Mundial: o Ícone de Maria e a Cruz de Cristo, também chamada de Cruz Peregrina e Cruz dos Jovens. Os símbolos chegaram a Angra na última semana e ficam no município até segunda-feira, dia 1º de julho.

A missa, celebrada pelo frei Donizete, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, lotou a Igreja da Matriz. As centenas de fiéis cantaram e rezaram, demonstrando toda sua fé em Deus. A maioria não perdeu a oportunidade para tocar nos símbolos e posar ao lado deles para fotos. Do lado de fora da igreja, foi servido um grande café da manhã para os fiéis. Outra coisa que fez sucesso entre o público foram os artigos da Jornada Mundial da Juventude e também do Papa Francisco. Lembranças como chaveiros, cordões, bandeiras e enfeites de parede.

Os símbolos ficaram durante todo o tempo da cerimônia à frente do altar. Representantes da Pastoral Familiar e da Pastoral da Fé e Cidadania ajudaram o frei Donizete na celebração da missa.

A Cruz Peregrina é também chamada de Cruz dos Jovens porque foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens, para que a levasse por todo o mundo. A cruz foi construída em 1983, possui 3,8 m de largura e pesa 31 kg.

Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz: o Ícone de Maria, que mede 1,18 m de altura, 79 cm de largura e é levado em um andor de estrutura metálica que o permite ser carregado por até oito pessoas.

É costume, ao acabar as jornadas, que os símbolos voltem ao Vaticano, onde o papa espera até o Domingo de Ramos para entregá-los à próxima comissão organizadora. Mas, como o Brasil tem dimensões continentais, foi possível quebrar o protocolo e conseguir uma autorização especial para trazê-los direto da Jornada de Madri, a última realizada. Assim, desde setembro de 2011, a cruz e o Ícone de Maria percorrem todo o Brasil, desde as cidades mais humildes e longínquas, até as grandes capitais. Mas foi só no dia 21 de abril que os símbolos da Jornada Mundial da Juventude chegaram ao estado do Rio de Janeiro, quando começou a peregrinação pelas dioceses fluminenses.