Prefeitura de Angra capacita agentes de trânsito

Curso irá transformar o perfil dos profissionais responsáveis pelo trânsito no município

29 de abril de 2013
A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Superintendência de Transporte e Trânsito, sob a supervisão do superintendente, Hele Serafim, realizará entre os dias 6 e 16 de maio, o Curso de Formação de Agentes de Trânsito. O curso faz parte do Plano Estratégico de Capacitação de Agentes de Trânsito (Pecat) que terá um tempo de nivelamento de dois anos.

Segundo o coordenador do Pecat, Jorge Eduardo, o objetivo é preparar o quadro de agentes de trânsito para uma prestação de serviço de qualidade com disciplina, técnica, eficácia e cordialidade no trato com o público e derrubar de vez a visão meramente repressora que o público tem em relação a esses profissionais.

- A decisão dessa empreitada surgiu devido a reivindicações dos agentes e também da observação do contato dos mesmos com os pedestres e motoristas nas vias municipais. Vamos transformar o perfil do agente de trânsito fazendo com que eles sejam vistos como peças essenciais para a segurança e o bom ordenamento do trânsito de pedestres e veículos - explicou Jorge Eduardo.

A primeira etapa do Pecat será conduzido de segunda-feira a sexta-feira, de 9h às 17h, no auditório da Defesa Civil, com palestras, cursos, assistência psicológica, atividades físicas, avaliações, entre outras ações. Os recursos serão adquiridos através da verba municipal proveniente das multas de trânsito e parcerias com órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito.

Apesar de ser voltado para os agentes de trânsito iniciantes, também participarão do curso profissionais com mais tempo de carreira, que passarão por uma reciclagem. Agentes da Defesa Civil e motoristas do setor de Transporte da prefeitura também poderão assistir às palestras.

- A realização do Pecat não só trará um rumo de excelência aos agentes atuais como também irá preparar um ambiente livre de vícios e despreparo para a chegada de futuros agentes concursados. Com isso, os profissionais que estão em contato direto com os munícipes e turistas serão um belo cartão de visitas do novo momento da administração pública municipal - explicou Eduardo.