Carnaval nota 10 para o turismo em Angra

Cidade teve lotação máxima durante os dias de folia

29 de fevereiro de 2012
O carnaval 2012 entrará para a história do turismo da cidade como um dos melhores dos últimos anos em Angra dos Reis. O tempo bom e o sol forte fizeram com que milhares de turistas lotassem hotéis, pousadas, bares e restaurantes. As praias e ilhas do município também ficaram cheias durante os dias de folia, inclusive com a presença de artistas e apresentadores de TV, que escolheram Angra para passar o carnaval. Esse foi o caso de Ana Maria Braga e Luciano Huck, que estiveram no Saco do Céu, na Ilha Grande.
O trabalho de fiscalização dos veículos que transportam turistas para a cidade funcionou durante os cinco dias de folia. Cerca de 20 ônibus tiveram que retornar às suas cidades de origem por não estar com a autorização necessária para entrar na cidade. A Praia do Aventureiro, na Ilha Grande, teve 95% de ocupação durante o carnaval. Ao todo, 560 pessoas podem ter acesso ao local, que é protegido pela Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul.
Ainda no período de carnaval, a cidade recebeu cerca de 12 mil turistas de transatlânticos. Cinco paradas aconteceram na Vila do Abraão, na Ilha Grande, e uma no Centro da cidade, o que aqueceu ainda mais o setor turístico do município. Os passeios pela baía da Ilha Grande e a culinária típica da cidade foram as principais atrações para quem visitou Angra dos Reis durante o carnaval em um transatlântico.
A lotação de hotéis e pousadas superou as expectativas da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra). De acordo com sua a diretora-executiva, os resultados do carnaval 2012 devem ser comemorados.
- O trabalho de divulgação que foi feito pela prefeitura certamente colaborou para que muitos turistas decidissem passar o carnaval em nossa cidade. Nosso trabalho nas feiras de turismo é outra ação que tem um impacto importante no turismo de Angra dos Reis. Assim, fortalecemos nossa imagem como um dos 65 municípios indutores de turismo no país - disse Cristiane Brasil.
Um dos bairros que recebem atenção especial durante os períodos de festa é a Vila Histórica de Mambucaba. E mais uma vez o trabalho conjunto entre TurisAngra, Superintendência de Trânsito, Secretaria de Meio Ambiente e as polícias Militar e Florestal surtiu efeito positivo para quem escolheu a vila para passar o carnaval.
Um dos problemas mais graves enfrentados no local era o acampamento na areia da praia, que não é permitido. Houve anos em que mais de 4 mil barracas eram montadas no local, o que ocasionava problemas para quem desejava aproveitar os dias de sol. Com o trabalho de conscientização desenvolvido ao longo dos últimos anos o problema diminuiu, e muito. Nesse carnaval, pouco mais de 20 pessoas tentaram montar barracas na praia, mas foram orientadas a não fazê-lo, sob pena de cometer crime ambiental.
- Nós colocamos diversas faixas dizendo que o acampamento é proibido, mas, mesmo assim, algumas pessoas tentaram montar as barracas. Porém, com a chegada de nossa equipe de fiscalização e dos homens da Polícia Florestal, o problema era resolvido rapidamente - explicou Adílson Natalino Jordão Filho, gerente de Operações da TurisAngra.
Outro importante trabalho de conscientização realizado durante a festa foi sobre o churrasco na praia, que é proibido por lei. Sem conhecimento, diversas pessoas tentaram assar churrasco na praia e foram orientados a não realizar a ação, sem maiores problemas.