I Seminário sobre Emergência Nuclear

Evento, promovido pela Defesa Civil, contou com participação de diversos servidores

28 de junho de 2013
A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito, promoveu nessa quinta-feira, dia 27, o I Seminário sobre Emergência Nuclear, para funcionários de todas as secretarias e autarquias do Governo. O objetivo foi o nivelamento de conhecimentos sobre o Plano de Emergência do município, que, neste ano, acontecerá entre os dias 10 e 12 de setembro.

O evento aconteceu no auditório da Defesa Civil. A mesa de autoridades foi composta pelo vice-prefeito Leandro Silva; secretário especial de Defesa Civil e Trânsito, Marco Antônio Oliveira; o superintendente de Transportes e Trânsito, Hele Serafim; o Comandante do 10º GBM, coronel Ernani da Mota Leal; o diretor do Departamento Geral da Defesa Civil do Estado, Coronel Renato Bastos Pontes; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Coronel Edson Tavares da Silva; e o Assistente da Superintendência de Coordenação da Operação da Eletronuclear, Paulo Werneck.

- Difundir a informação, nivelar conhecimento, é exatamente o objetivo do governo da prefeita Conceição Rabha. Todos nós temos que saber sobre tudo. Não é porque a Defesa Civil participa diretamente do Plano de Emergência que quem trabalha na TurisAngra, por exemplo, não deve saber como funciona. Importantíssima essa iniciativa da Secretaria de Defesa Civil. Agora, sugiro que levemos essa informação às escolas - observou o vice-prefeito Leandro Silva.

O secretário Marco Oliveira endossou.

- Desde que essa gestão assumiu, procuramos nivelar conhecimento. Todos precisam saber de tudo. Então, por que não envolver toda a prefeitura no Plano de Emergência? Por que não levar nosso conhecimento e o conhecimento de quem é da área para servidores de secretarias que não são afins? - disse o secretário especial de Defesa Civil e Trânsito.

Durante as palestras sobre plano de emergência, os servidores puderam tirar todas as dúvidas sobre como acontecem os simulados e como funcionam as usinas nucleares. O secretário de Defesa Civil, Marco Oliveira, falou sobre o Plano de Emerência Municipal. Já Paulo Werneck, sobre o local. O Coronel Pontes detalhou como funciona o Plano de Emergencia Externo, e Marcos Eduardo Costa Nunes, representante da Comissão Nacional de Energia Nuclear, lembrou dos acidentes nucleares do mundo e falou um pouco sobre o papel da Comissão.

A última palestra do dia foi a do Coronel Edson Tavares da Silva, que lembrou do cenário encontrado por ele em Goiânia instantes depois do acidente do césio 137. Durante a emocionante palestra, ele falou do seu assistente à época, o pequeno Marcelinho. Marcelo Xavier de Oliveira, hoje um empresário, trabalhava no gabinete do governador na época do acidente. Ele foi convidado pelo coronel para a palestra e veio diretamente de Goiânia para participar. Os dois lembraram-se da atuação da Defesa Civil para mitigar o efeito causado pela exposição do material.

Além de diversos servidores de diferenças secretarias, também estiveram presentes o chefe de gabinete, representando a prefeita Conceição Rabha, Alexandre Klippel, o coordenador regional da Defesa Civil da Costa Verde, Major Eduardo Carvalho, e o presidente do Saae, Mário Márcio.