Dia do Pescador no Cais de Santa Luzia

Prefeitura de Angra parabeniza pescadores e maricultores do município

28 de junho de 2013

Neste sábado, 29, comemora-se o Dia do Pescador, e a Prefeitura de Angra preparou uma homenagem para todos os pescadores do município. Será realizado um café da manha, no Cais de Santa Luzia, a partir das 8h, com a presença da prefeita Conceição Rabha, do secretário de Pesca e Aquicultura, Júlio Magno, e dos profissionais da pesca. Dez pescadores, indicados por associações da classe, vão receber homenagens especiais.


 O evento irá contar com serviços de saúde oferecidos gratuitamente pela Fundação de Saúde de Angra dos Reis (Fusar). Haverá oficina de postura corporal, exame de saúde bucal, teste de acuidade visual, aferição de pressão e teste de glicemia. Os pescadores também vão receber vacinas (contra gripe e antitetânica).


 A Fusar vai montar tendas no Cais de Santa Luzia e disponibilizar o Odontomóvel. Equipes do Programa da Saúde Bucal, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baía da Ilha Grande (Cerest-Big) e do setor de Atenção Básica vão estar presentes.


 Os pescadores receberão informações com relação à importância da prevenção ao câncer de pele e das visitas periódicas a um oftalmologista, visto que suas atividades são realizadas muitas vezes sob sol forte, fator que pode trazer sérios riscos à saúde. 


    Personagem típico da cultura local, o pescador tem também uma importância fundamental para a economia do município. Angra dos Reis é o segundo maior produtor de sardinha do estado, ficando atrás somente da capital, Rio de Janeiro. No ano passado, Angra produziu 24.656 toneladas de sardinha. Neste ano, até o dia 15 deste mês, a produção já chega a 14.552 toneladas.


 O camarão rosa e o camarão branco também são espécies significativas na pesca do município. Em 2012 foram produzidas 207 toneladas do pescado.


 A maricultura é outra atividade que movimenta a economia local e faz com que Angra se destaque no cenário nacional. O município possui 53 fazendas marinhas e é o maior produtor de vieiras (coquilles Saint-Jacques) do Brasil. Em 2012 foram comercializadas 20 mil dúzias de vieiras, 3 toneladas de mexilhão e 3.500 dúzias de ostras.