Aulas práticas do Pronatec
Oficina do Ceav foi revitalizada pela prefeitura através de parcerias

A oficina do Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav) voltou a funcionar na última semana. Mais de 70 alunos do Pronatec que estudam na unidade iniciaram suas aulas práticas na oficina. O espaço estava há tempos desativado e foi revitalizado por iniciativa da Prefeitura de Angra, através de uma parceria com a iniciativa privada e com o próprio Ceav, para ser utilizado nos cursos profissionalizantes. A ação foi fundamental para a vinda de cursos do Pronatec para Angra neste ano e faz parte do trabalho da prefeitura para fortalecer a qualificação da mão-de-obra local.
Foram restauradas a parte elétrica, pintura e parte do maquinário. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Atividades Econômicas e contou com o apoio da Subsecretaria de Serviços Públicos. Além da oficina, algumas salas do Ceav também foram restauradas para as aulas teóricas. A empresa Technip, que pretende absorver grande parte da mão-de-obra formada, colaborou com o trabalho de revitalização.
Alunos dos cursos de pedreiro de alvenaria estrutural, pedreiro de revestimento em argamassa e carpinteiro de obras são alguns dos beneficiados pelas reformas feitas na oficina pela prefeitura.
– O Ceav sempre teve como referência os seus cursos profissionalizantes. Nós, da Secretaria de Atividades Econômicas, conversamos com a prefeita Conceição Rabha sobre a proposta de revitalização desses cursos e ela nos deu todo apoio. A prefeitura praticamente não teve custo financeiro, só operacional – explicou José Mário Plácido, agente administrativo operacional da Secretaria de Atividades Econômicas.
A oficina está sendo utilizada nas aulas de cursos relacionados à construção civil. Além dos cursos do Pronatec, o Ceav pretende reativar cursos profissionalizantes próprios, que também utilizarão o espaço. Alunos da unidade também poderão vir a ter uma cota no número de matrículas nos cursos do Pronatec.
Buscando possibilitar a vinda de novos cursos, a Secretaria de Atividades Econômicas pretende fazer o mesmo trabalho de revitalização no laboratório do Ceav e para isso já tem feito contato com empresas em busca de parceria.
Além dos cursos voltados para a construção civil, ministrados pelo Senai no Ceav, o Pronatec está com cursos em outras áreas, ministrados pelo Senac, como auxiliar de pessoal, auxiliar de recursos humanos, auxiliar administrativo, camareira em meios de hospedagem, recepcionista em meios de hospedagem, recreador, dentre outros.
Quem estiver interessado na relação de cursos e nas datas de matrícula pode entrar em contato com a Casa do Bolsa Família, através do telefone 3377-8384, com a Secretaria de Ação Social, pelo telefone 3377-8449, ou com a Secretaria de Atividades Econômicas, no 3377-5817.