Prefeitura faz manutenção na balança do lixo

Objetivo é evitar problemas na pesagem do material coletado

28 de maio de 2013
A secretaria municipal de Obras, por meio da Gerência de Limpeza Pública, está realizando esta semana uma operação de limpeza e manutenção na balança que faz a pesagem do lixo coletado em Angra dos Reis. A manutenção não era feita há bastante tempo e a balança deixou de ser usada há muitos anos, período em que a coleta de lixo era paga por estimativa. Na operação desta semana, além da retirada de lama e sujeira, está sendo feito também, o reparo em toda parte elétrica do equipamento.

- Em janeiro, quando começamos a usar a balança já havíamos detectado a necessidade de reparos. O município, no entanto, não tinha contrato para este serviço. Estamos usando nosso próprio efetivo para esta ação. As normas do Inmetro sobre isso recomendam ao menos uma manutenção anual, então estamos nos adequando ao que determinam essas recomendações - explicou o gerente de limpeza pública, Paulo Sevalho.

Apesar da sujeira e dos quase 1,5 metro de lama encontrados na estrutura, a balança localizada no aterro sanitário do Ariró está sendo usada desde o início do ano. Todo o lixo residencial coletado na cidade é pesado antes de ser enviado para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Seropédica. Lá, passa por nova pesagem. A Prefeitura de Angra paga o peso do lixo coletado à empresa Limpatech e o peso do lixo depositado em Seropédica à CTR. Segundo explica Sevalho, costuma haver peso menor em Seropédica, onde as balanças de pesagem passam por duas certificações anuais e são mais confiáveis.

- Isso acontece porque o lixo, em geral, perde matéria e líquido no período em que houve acumulação no Ariró. Isso diminuiu o peso final. Mesmo assim as quantidades pesadas na balança do Ariró têm sido correspondentes ao que chega em Seropédica - disse Paulo Sevalho.

De janeiro até abril, a Prefeitura de Angra contabiliza 21,4 mil toneladas de lixo coletadas em Angra dos Reis. Está incluída nessa contabilidade parte do lixo que deixou de ser coletado no final de 2012 e acabou sendo recolhido pela atual administração, uma vez que no final do ano passado, houve interrupção no recolhimento do lixo em vários pontos da cidade. Como houve perda, chegaram a Seropédica 21,1 mil toneladas de lixo.