Juventude discute políticas públicas

Durante seminário, o pré-vestibular social e o Centro de Referência da Juventude foram temas debatidos

28 de abril de 2013

A Prefeitura de Angra, através de sua Coordenadoria da Juventude, realizou nesse sábado, 27, o primeiro Seminário Municipal de Políticas Públicas da Juventude. Representantes de grupos jovens do município se reuniram no Centro de Estudos Ambientais (CEA) para debater o tema e discutir propostas. O coordenador municipal de Juventude, Hugo Vilela, explicou o conceito de políticas públicas, para que elas servem e qual o foco e os objetivos da atual gestão.


 – Queremos construir as políticas públicas para a juventude, de forma estrutural e impactante, que de fato irão contribuir com a sociedade – disse o coordenador.


 A proposta principal do encontro foi chamar os jovens para discutir e construir a plataforma política da atual gestão para o setor. Foram convidados representantes do Conselho Municipal de Juventude, Pastoral da Juventude, grêmios estudantis, grupos jovens de partidos políticos, Jornada de Lutas da Juventude etc.


 Foram discutidas algumas das principais ações que a coordenadoria pretende implementar, como o fortalecimento do Conselho Municipal de Juventude, o transporte gratuito para universitários e a criação de um pré-vestibular social, em parceria com a Secretaria de Educação.


 Outro projeto importante apresentado é a implantação de um Centro de Referência da Juventude (CRJ), em parceria com o governo do estado. Os CRJs têm como objetivo principal apresentar novas perspectivas de futuro para a juventude, através da inclusão social de jovens de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Para isso, as unidades executam cursos e atividades esportivas e culturais, como inglês, oficinas de teatro e cursos profissionalizantes. De acordo com Hugo Vilela, a ideia inicial é de que o centro fique localizado na Japuíba.


 – O bairro da Japuíba é carente de equipamentos públicos, e uma das propostas de nossa gestão é levar as políticas públicas para a periferia de nosso município – afirmou.


 O encontro também serviu para que fosse explicado como é o trabalho da Coordenadoria da Juventude e o seu funcionamento dentro da estrutura do governo municipal.


 – Muita gente confunde a coordenadoria com uma secretaria. A Coordenadoria da Juventude faz parte da Secretaria de Governo, mas as políticas voltadas para a juventude são executadas por todas as secretarias, como a de Educação e a de Saúde – explicou o coordenador.   
 
 De acordo com a coordenadoria, encontros como o primeiro Seminário Municipal de Políticas Públicas da Juventude serão regulares, para que a prefeitura possa manter o diálogo com os movimentos de jovens no município.