Prefeita inaugura Microcrédito
Programa irá incentivar o crescimento de pequenos negócios e a inclusão social

A prefeita de Angra, Conceição Rabha, inaugurou nesta quinta-feira, dia 28, as salas onde irá funcionar o Microcrédito Angra dos Reis (MAR), na sede da Secretaria de Atividades Econômicas, no Centro. A cerimônia contou com a presença de vários representantes da prefeitura e da Caixa Econômica Federal, além de vereadores. O programa, que é uma parceria da Prefeitura de Angra com a Caixa, é uma ferramenta importante para incentivar o empreendedorismo e estimular o crescimento de profissionais do setor comercial e de serviços no município. O programa é voltado para os trabalhadores autônomos, formais e informais, e possibilita a concessão de crédito com juros abaixo do mercado para que eles possam investir no crescimento de seus negócios.
O Microcrédito Angra dos Reis será coordenado pela Secretaria de Atividades Econômicas do município. A Caixa Econômica Federal é a gestora dos recursos. Já o espaço físico, parte da logística operacional e a equipe ficam por conta da prefeitura. Conceição falou principalmente sobre a importância da iniciativa para a política de inclusão social de sua gestão, já que o programa tem como objetivo obter um retorno social, ao contribuir para a geração de renda, o fortalecimento do comércio e o desenvolvimento de pequenos empreendimentos.
– É este o governo que queremos, o que olha pelos menos favorecidos e dá oportunidade para eles se inserirem no contexto de uma sociedade melhor e com mais justiça. Este é o primeiro passo dado pela Prefeitura de Angra para a consolidação de um programa de justiça e inclusão social – disse a prefeita.
Conceição agradeceu a Secretaria de Atividades Econômicas, pelo trabalho que vem sendo desenvolvido, e a Caixa, pela parceria. A prefeita falou sobre a importância do estabelecimento de parcerias em sua gestão.
– Esta ação firma nossa diretriz de buscar parcerias com setores da sociedade para termos um governo eficiente e inclusivo. Vamos fazer ainda muitas outras. Todos que tiverem compromisso com a nossa cidade poderão ser nossos parceiros, e a Caixa tem demonstrado esse compromisso, com programas como este, o Minha Casa, Minha Vida e vários outros – afirmou.
O secretário de Atividades Econômicas, Dilson Affonso, agradeceu a sua equipe e também a prefeita Conceição pelo empenho na criação do Microcrédito Angra dos Reis. Ele destacou ainda outros projetos de sua pasta, como as aulas do Pronatec no Colégio Estadual Artur Vargas (Ceav), a inauguração da Junta Comercial e da Sala do Empreendedor, todos agendados para abril.
O superintendente da Caixa Econômica, Maurício Borges, parabenizou a prefeitura pela iniciativa, já que ela uma das poucas que aderiram ao Plano de Apoio ao Microcrédito.
– Este atendimento vai proporcionar à população, principalmente os mais carentes e da economia informal, a transição para a formalidade, além da geração de emprego e renda. Esperamos que o Microcrédito Angra dos Reis seja referência aqui na região. Temos poucas prefeituras que foram ousadas e colocaram esse serviço de atendimento ao microcrédito e a de Angra é uma das que comprou a ideia para proporcioná-lo à população – disse ele.
A parceria é uma forma de o serviço chegar àqueles que realmente precisam, de forma facilitada, desburocratizada e ágil. O Microcrédito Angra dos Reis faz parte do programa Crescer, da Caixa. Para ter acesso ao microcrédito é preciso estar no exercício de uma atividade autônoma, ter mais de 18 anos, carteira de identidade, comprovante de residência, CPF e avalista. Pedreiros, eletricistas, artesãos, proprietários de embarcações, taxistas, donas de salão de beleza e vendedores ambulantes são apenas alguns exemplos de quem pode se beneficiar.
Além da conscientização sobre a importância da formalidade, o microcrédito é concedido também com orientação para que seja aplicado de forma produtiva e rentável. A equipe recebeu treinamento da Caixa e do Sebrae para poder orientar o trabalhador sobre a aplicação do dinheiro recebido. É o que os responsáveis pelo programa chamam de “crédito produtivo orientado”.
Nesse primeiro momento, o trabalhador poderá receber, na primeira operação, entre R$ 300 a R$ 2 mil. A partir da segunda operação, pode haver um incremento de até 50% desse valor. São permitidas até três operações por ano. Os valores podem ser ainda maiores de acordo com o caso e com a avaliação que é feita pela equipe. Outra possibilidade que amplia o valor do crédito é o aval solidário, situação em que o crédito é concedido a um grupo de três a seis mutuários que exploram a mesma atividade profissional.
A sede do Microcrédito Angra dos Reis irá funcionar no primeiro andar da Secretaria de Atividades Econômicas, na rua Júlio Maria, Nº 104, sala 202. O telefone é 3377-4202 ou 3377-5817. O serviço já está disponível.