Cultuar apóia festa na Parnaióca

Fundação Cultural busca com o evento preservar as tradições caiçaras

28 de março de 2013
A comunidade da Praia da Parnaióca, na Ilha Grande, com apoio da Fundação Cultural de Angra dos Reis - Cultuar, vai festejar no próximo final de semana, 6, o padroeiro da comunidade católica, Sagrado Coração de Jesus.

O padroeiro é tradicionalmente comemorado pela igreja católica no mês de junho, mas na localidade da Parnaióca a festa normalmente é realizada em janeiro quando o mar calmo facilita a chegada das embarcações de moradores e visitantes à praia, considerada uma das mais bonitas da Ilha Grande, mas este ano, em função das fortes chuvas no início do ano, o evento foi transferido para o mês de abril.

A pequena capela, construída em 1881, ficou fechada por mais de 40 anos mas a fé e a união dos moradores foi mais forte e em 2001 foi feita uma grande reforma através de mutirão e material doado e as missas voltaram a ser celebradas. Neste período de festa a igreja é toda preparada e enfeitada para receber o andor com a imagem do Sagrado Coração de Jesus e assim os fiéis mantêm viva a tradição e a fé.

A programação festiva será realizada no dia 6 de abril com Missa solene às 16h, seguida de procissão com as imagens do padroeiro acompanhado de São Pedro e seguidos pelos grupos do Apostolado da Oração e pelo povo. Após a parte religiosa acontece a tradicional quermesse com barraquinhas com comidas típicas e encerrando a festa tem o tradicional forró com o Grupo Anjos do Forró.

A Cultuar estará disponibilizando um saveiro com capacidade para 120 pessoas que fará o transporte dos fiéis do continente até a Praia da Parnaióca. Para o presidente da Cultuar, Zequinha Miguel, apoiar as festas católicas é preservar nossa cultura popular.

- É nossa obrigação apoiar essas festas, a igreja da Parnaióca foi construída há mais de 100 anos e até hoje a comunidade caiçara festeja seu padroeiro, temos que preservar essa história - afirmou o presidente Zequinha Miguel.