Angra retoma construção do entreposto Pesqueiro

Obra será discutida com o setor pesqueiro

28 de março de 2013
A Prefeitura de Angra retomou junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura, o projeto de construção do entreposto pesqueiro da cidade. Acompanhada do secretário municipal de Pesca, Julio Magno Ramos, a prefeita Conceição Rabha teve encontro com o secretário de Infraestrutura e Fomento do Ministério, Eloy de Sousa, para destravar o investimento. A construção do entreposto pesqueiro de Angra está parada há mais de quatro anos por causa de problemas contratuais e de execução do projeto. A ordem da prefeita agora é aproveitar a oportunidade e o apoio do ministro Marcelo Crivella para resolver definitivamente a questão.

- A hora é agora. A Prefeitura quer e precisa da obra, o setor apoia e o ministro Crivella está do nosso lado. Não podemos perder esta chance - disse Conceição.

Durante o encontro, o secretário Julio fez um relato da situação atual do entreposto. Por iniciativa da Prefeitura, o projeto está sendo todo revisto para assegurar a construção dos cais de atracação, baias para carga e descarga de caminhões, esteiras e balcões para manuseio do pescado e câmaras de refrigeração. O projeto elaborado pelo município pretende remodelar toda a área que vai desde o antigo cais de turismo até a Propescar. Por decisão da prefeita, agora o setor será chamado a conhecer e opinar sobre o projeto.

- Remodelamos a ideia original e valorizamos aquele espaço. A ideia é ter um terminal compatível com a importância da atividade pesqueira da cidade. Somos os maiores produtores de sardinha do Estado e chegamos a embarcar 45 caminhões de peixe por dia. Precisamos de um terminal que atenda a esta demanda - explicou Julio.

A retomada da obra, no entanto, ainda dependerá da destruição do antigo cais, já interditado pela Prefeitura em fevereiro, e de uma nova discussão com a Companhia Docas do Rio de Janeiro sobre a cessão do terreno onde será feito o terminal, no Centro da cidade. Após a superação desta situação e a elaboração do projeto de construção da obra, o município então entraria com o pedido de licença definitiva da construção. A prefeita deu 30 dias ao secretário de Pesca para entrar definitivamente na execução do projeto.