Emes comemora o Dia Nacional do Surdo

Evento foi realizado na Praça da Matriz

27 de setembro de 2013
A Prefeitura de Angra, por meio da Escola Municipal de Educação de Surdos (Emes), realizou nesta quinta-feira, 26, na Praça da Matriz, um evento em comemoração ao Dia Nacional do Surdo.

Estavam presentes o vice-prefeito Leandro Silva, a subsecretária de Educação, Patrícia Dal Col, a secretária de Ação Social, Inês Tenório e a auxiliar de direção da Emes, Margareth Lins Nogueira.

O Dia Nacional do Surdo é comemorado pela comunidade surda brasileira por ser a data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. Já a Federação Mundial dos Surdos celebra a data internacionalmente, no dia 30 de setembro. Mas, no Brasil, é celebrado no dia 26 de setembro, devido ao fato de esta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

A Emes é uma escola que atende alunos com deficiência auditiva de todas as idades, do Ensino Fundamental (pré-escola ao 9º ano) ao EJA. Além disso, a unidade também dispõe de uma Sala de Recursos para atender seus próprios alunos ou alunos de outras escolas, que necessitam de complementação educacional.

O evento, que até o ano passado era realizado na própria unidade escolar, neste ano foi aberto ao público em geral. Foram expostos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da unidade, que também realizaram apresentações de músicas e encenação teatral.

- Estamos aqui hoje para relembrar as vitórias e conquistas do surdo, e eu diria que tivemos muitas conquistas. Angra é uma cidade privilegiada, porque possui uma escola com metodologia bilíngue, que é a libra, a língua dos surdos. Essa língua tem tudo que possa ser conversado pela fala. Estou muito feliz em estar aqui comemorando este dia tão especial - disse a auxiliar de direção Margareth Lins.

Ex-alunos da Emes deram depoimentos sobre como foi a passagem pela escola e como estão suas vidas pessoal e profissional. Todos os depoimentos foram interpretados pela professora e intérprete de libras, Marcilene Veríssimo.

- Ressalto aqui a importância do poder público implementar no município mais políticas públicas voltadas para os surdos. Este é um momento de muita reflexão e de comemoração. O depoimento desses jovens me emocionou e provou que qualquer pessoa é capaz de transpor as dificuldades. Vocês são capazes e poderão crescer ainda mais, e cabe a nós, gestores, fazer com que os direitos de vocês sejam implementados nas políticas do município - disse o vice-prefeito Leandro Silva.

Ao final das apresentações, alunos e grande parte do público saíram em passeata em direção à rua Coronel Carvalho.