Cinema e capoeira na Primavera dos Museus

Museu de Arte Sacra segue com programação que inclui aulas de percussão e oficina de jongo

27 de setembro de 2013
Dentro da programação da sétima edição da Primavera dos Museus, realizada no município pela Fundação Cultural de Angra, (Cultuar), a Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte (Museu de Arte Sacra), promoveu na noite de quarta-feira, 25, a exibição do curta metragem ´Versos e cacetes´: o jogo do pau na cultura afro-fluminense´, do historiador Matthias Röhrig Assunção. Após o filme, pela primeira vez, um grupo de capoeira apresentou-se no Museu. A roda comandada pelo mestre Abutre, do grupo Senzala, foi a atividade cultural da noite. A 7ª Primavera de Museus deste ano tem como tem "Museus, memória e cultura afro-brasileira".

No Curta ´Versos e cacetes´, os protagonistas são os descendentes dos escravos que trabalhavam nos cafezais do Vale do Paraíba no século XIX. A primeira parte do filme recria o ambiente das festas de calango, onde dois ou mais cantadores, acompanhados de sanfona, tambor e pandeiros, se desafiavam através de versos improvisados. No baile também vinham à tona tensões e rivalidades entre fazendas e povoados, que muitas vezes terminavam em briga. Nessa hora, os homens se enfrentavam a golpes de cacete ou rasteiras. Mas o cacete era também usado numa brincadeira amistosa, chamada jogo do pau, praticada aos domingos. O filme procura dar mais visibilidade a essa tradição de jogo de combate, que em muitos locais só permanece na lembrança de seus velhos praticantes. A memória do jogo do pau produz novas pistas para a história da capoeira.

- Sou angrense, tenho 55 anos de idade e é a segunda vez que subo essas escadas do Museu de Arte Sacra. Pela primeira vez eu passei daquela porta - comentou o mestre Abutre ao se referir a porta de entrada da igreja.

A 7ª Primavera dos Museus é organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), e segue até hoje em Angra. Nesta sexta-feira, 27, o encerramento da Primavera de Museus será com uma grande oficina e roda de jongo com o Quilombo do Bracuì.
Programação

PROGRAMAÇÃO

- DIA 27/09 (sexta-feira)
Oficina de Introdução ao toque dos sinos (local: Convento São Bernardino)
10h - 1ª turma
14h - 2ª turma
10h e 14h - Visita guiada ao Museu de Arte Sacra (local: Museu de Arte Sacra)
18h - Oficina e roda de jongo (local: Museu de Arte Sacra)