Cultuar visita chafariz abandonado na Garatucaia

Convite partiu da associação de moradores que vê no patrimônio um bem cultural

27 de agosto de 2013
A Associação de Moradores de Garatucaia procurou a regional do bairro para buscar informações a respeito de um chafariz encontrado na localidade, que de acordo com antigos moradores trata-se de um chafariz do século passado.

A intenção dos moradores é pesquisar a origem da peça, tombar e revitalizar o local que, em função do abandono dos últimos anos, vem sendo utilizado como depósito de lixo.

A Região Administrativa entrou em contato com a Fundação Cultural (Cultuar) que enviou uma equipe ao local para uma inspeção. De acordo com o gerente de Patrimônio da Cultuar, Jefferson Affonso, a peça lembra o chafariz da saudade, feito de pedra de cantaria, e está desativado.

Uma reunião será marcada com os moradores mais antigos do bairro para levantar informações sobre o chafariz, e a partir dessa pesquisa montar um processo para identificar o potencial arqueológico e recuperar a peça, para posteriormente viabilizar o seu funcionamento.

Para o presidente da Cultuar, Délcio José Bernardo, a iniciativa dos moradores na identificação de bens abandonados nas comunidades é de suma importância para a recuperação de peças históricas espalhadas por toda a cidade.

- Precisamos dessa parceria com a população. São os moradores que conhecem a história e a importância dos seus monumentos e através dessas informações que poderemos resgatar essas peças, restaurá-las e devolvê-las às comunidades, garantido a memória do nosso povo - declarou Délcio.