Comen debate população de rua

Trabalho realizado pela Secretaria de Ação Social foi apresentado aos presentes

27 de agosto de 2013
O Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) de Angra dos Reis, debateu na manhã desta terça-feira, 27, a população de rua da cidade. Representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Ação Social e outros órgãos se encontraram no Centro de Estudos Ambientais na Praia da Chácara.

O trabalho realizado pela Ação Social foi apresentado aos presentes, assim como os projetos para o futuro, que incluem a criação de um Centro Pop (um local em que os moradores de rua e que não querem seguir para o abrigo municipal, possam guardar os seus pertences), a criação de um centro para a população de rua idosa e a ampliação do espaço de longa permanência para clientela idosa.

Maria de Betânia Chaves, coordenadora do Comen, destacou que parcerias entre as secretarias municipais têm de ser feitas, para que o morador de rua, que deseja uma ressocialização, possa ter condições de consegui-la.

- Temos de estudar a possibilidade de parcerias entre as secretarias municipais, para que o morador de rua que deseja sair desta situação, possa receber meios de se qualificar e com isso voltar à vida social. A iniciativa privada também deve ser procurada para esses projetos - destacou.

A equipe da Assistência Social realiza abordagens diárias e vem dando assistência às pessoas que optaram por morarem nas ruas.

Quem possui envolvimento com álcool ou outras drogas recebe a opção de tratamento oferecido pela Secretaria de Saúde, para que possa abandonar o vício que causa diversos males.