Casa de Cultura abre exposição sustentável

Artista plástico Sylvio Cavalheiro buscou no lixo material para suas peças

27 de maio de 2013

O artista plástico Sylvio Cavalheiro, mais conhecido como Bino da Ilha Grande, passou um ano andando pelas ruas e praias de Angra dos Reis a procura de materiais que poderiam se transformar em arte.

Ao final dessa busca, o artista reuniu todo o material e produziu em seu ateliê, no Abraão, a exposição "Cárcere do tempo - A arte e a auto sustentabilidade", com diversas peças que literalmente partiram do "lixo ao luxo".

Entre as peças transformadas pelo artista está uma cruz esquecida num canto da praia na Ilha Grande e uma prancha de windsurf, encontrada na praia do Aventureiro, que virou uma mesa.

- Minha intenção é mostrar que é possível transformar aquilo que é considerado lixo e vai para o meio ambiente como material sem valor nenhum, em uma peça decorativa, uma obra de arte e com isso levar a mensagem da necessidade de preservarmos nosso meio ambiente - explicou Bino.

A exposição na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis será aberta ao público no próximo dia 29 de maio, ás 19h, e vai até o próximo dia 09 de junho. A entrada é gratuita.

EXPOSIÇÃO "AS VERMELHAS"

Após a tragédia das chuvas em 2010, um grupo de mulheres da Praia Vermelha, na Ilha Grande, se reuniu para pensar num projeto que aliasse geração de renda e sustentabilidade. A idéia deu início ao projeto "As Vermelhas", que trabalha com material reciclado para produzir peças artísticas. O resultado do trabalho pode ser apreciado na Casa Larangeiras, de segunda a domingo. São sacolas, bolsas, carteiras, porta-níqueis, estojos, jogo americano, portas-copo e outras peças. A exposição fica aberta até o próximo dia 9 de junho.