Conferência de Desenvolvimento Rural

Sustentabilidade, agricultura familiar e envelhecimento da população rural serão alguns dos temas

26 de junho de 2013

A Prefeitura de Angra realiza nesta quinta-feira, dia 27, a Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. O evento será das 8h às 17h, no Convento do Carmo, coordenado pela Subsecretaria de Agricultura e irá reunir diversos segmentos representativos do setor no município. O objetivo é discutir propostas que possam servir de base para a criação de um plano municipal de desenvolvimento rural sustentável e como apontamentos para as diretrizes da política nacional do setor.


 A conferência municipal servirá para eleger 10 representantes de Angra dos Reis – seis da sociedade civil e quatro do poder público – para a conferência regional, prevista para acontecer até o mês de agosto. Da regional, sairão os delegados que irão representar a região na conferência estadual. Desta sairão os representantes do Rio de Janeiro na conferência nacional, marcada para novembro deste ano.


 O evento, em Angra, irá debater temas como a política agrária, o que inclui questões como titulação de terras e concentração fundiária; atenção diferenciada às áreas rurais de comunidades quilombola e indígena no município; e formas de se sedimentar uma agricultura sustentável, que seja produtiva, de qualidade e em harmonia com o meio ambiente.


 – Queremos uma agricultura com viés agricológico, o que significa baixo uso de agrotóxico e baixo impacto ambiental, mas com técnicas adequadas e produtos de qualidade – explicou Rafael Ribeiro, subsecretário de Agricultura.


 Outro tema que será abordado é o envelhecimento dos trabalhadores rurais, já que a migração de jovens do campo para a cidade tem sido cada vez maior.


 – Hoje em dia o jovem não quer mais ficar no campo e trabalhar no meio rural. Precisamos melhorar a infraestrutura e a comunicação rural, dotando o campo de alguns mecanismos e estruturas que as cidades já possuem, mas que são deficientes por lá – afirmou o subsecretário.


 A agricultura familiar também vai merecer destaque nas discussões da conferência municipal. De acordo com Rafael Ribeiro, atualmente ela representa, no país, 70% do que é produzido e 80% da mão-de-obra, ocupando apenas um quarto das terras produtivas. Em Angra, iniciativas de valorização da agricultura familiar já são realizadas pelo governo municipal. Atualmente, dez produtos dessa modalidade agrícola praticada no município são comprados pela prefeitura para a distribuição na merenda escolar da rede municipal. A iniciativa segue a política nacional de valorização da agricultura familiar, que é fruto da 1º Conferência Nacional de Agricultura, realizada em 2008.