Santa Casa recebe melhorias

Unidade vem otimizando os serviços oferecidos a funcionários e pacientes

26 de abril de 2013
Mesmo enfrentando uma asfixia financeira, a Santa Casa de Angra dos Reis vem respirando e promovendo melhorias que trazem mais conforto a pacientes e funcionários. Através da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a intervenção municipal vem cortando custos, que foram gerados nos últimos anos. Como medida de contenção de despesas, foram extinguidos os cargos de gerência de Compras, direção de Recursos Humanos, além da supervisão e gerência de Higienização, que oneravam em cerca de R$ 35 mil por mês, e este dinheiro está sendo aplicado de outra forma, otimizando a humanização da unidade hospitalar. Desde quando assumiu a intervenção da Santa Casa, a Dra. Maricelma Datore vem dando atenção a todos os 569 funcionários da instituição filantrópica. Uma das melhorias foi a reforma do 3º andar do setor administrativo que se encontrava com uma grande infiltração, o que gerava inundações em períodos de chuva. A reforma possibilitou que o setor de Recursos Humanos fosse deslocado para o local, trazendo uma maior proximidade do funcionário com a área. Até dezembro do ano passado, o RH funcionava em um guichê, e o trabalhador nem podia entrar na sala.

O setor que mais recebeu melhorias foi o de Higienização, onde 14 novos funcionários foram incorporados aos quadros. Também foram contratados 9 enfermeiros (para serviços complexos), oito auxiliares de enfermagem, quatro porteiros, seis pessoas para auxílio à cozinha, 12 funcionários para área administrativa e 12 médicos (sendo um auditor, para melhorar o faturamento da Santa Casa).

Outras melhorias

A Direção Hospitalar é comandada por Mário Dantas, que vem dando um choque de gestão na unidade. Quando assumiu a direção, o tomógrafo (único na cidade) era operado por uma empresa terceirizada que usava a estrutura da Santa Casa, para seus serviços particulares.

- Assumimos em janeiro e uma clínica particular operava o nosso tomógrafo. A Santa Casa possuía pessoas para gerenciar o aparelho. Mesmo assim a antiga administração fez um contrato com essa clínica, que utilizava a estrutura da unidade para seus serviços particulares, sendo que a manutenção do tomógrafo era arcada pela Santa Casa. Com isso cancelamos o contrato com essa clínica e nós mesmos estamos operando o tomógrafo investimos R$ 80 mil para colocá-lo em funcionamento - explicou Dantas.
As enfermarias que antes não possuíam ar-condicionado receberam a climatização, pois eram alvo de críticas de pacientes.

- As enfermarias antes estavam funcionando de maneira precária, sem a devida ventilação. Foram instalados aparelhos de ar condicionado nestas alas. O CTI também estava sem ventilação e instalamos um aparelho de 60 mil BTUs, que atende aos seis leitos do setor - detalhou.

Outra novidade da Santa Casa é a instalação de uma Central de Internação e de uma Unidade de Internação.

- Uma enfermaria se transformou em Unidade de Internação, para os pacientes que se encontram em um estado que não precisam do CTI. Eles são acompanhados por uma equipe médica e recebem a devida atenção enquanto se encontram internados. Estamos implantando a Central de Internação, que trará mais rapidez e conforto ao paciente - ressaltou.

A Santa Casa agora conta com um serviço de portaria, que antes não existia. São quatro funcionários que monitoram a entrada e saída de funcionários, visitantes e pacientes.

Pronto Atendimento Infantil

Em fevereiro deste ano, uma das mudanças mais significativas foi a mudança do Pronto Atendimento Infantil (PAI), que funcionava na Rua Coronel Carvalho, para o prédio da Santa Casa. As instalações estão mais adequadas e atendem aproximadamente 280 crianças por dia.

São três pediatras, uma sala de acolhimento, três consultórios, uma sala de medicação e um serviço de recepção especializado.

As funcionárias que efetuam a ficha de atendimento foram aprovadas após um processo de análise curricular e um teste de avaliação.

A mudança do PAI também aproximou a unidade aos serviços médicos de urgência, tais como o Centro Cirúrgico da Santa Casa, Pronto Socorro Municipal, Centro de Hidratação e Raio X.

Novos horários para a Capela

A Santa Casa possui uma capela, onde uma vez por semana é celebrada uma missa. A intenção da direção da unidade é conversar com a Igreja Católica para que o local passe a funcionar com mais frequência durante a semana e os pacientes possam usar a capela para as suas orações.

Engenharia Clínica

Está sendo criada a Engenharia Clínica que realizará todo o serviço de manutenção hospitalar, além de controlar todo o parque material da unidade.