Prefeitura aluga a Clínica Soj

Locação dará mais conforto e dignidade no atendimento aos pacientes da região central

26 de março de 2013
A Prefeitura de Angra, através da Secretaria Municipal de Saúde, assinou na última sexta-feira, 22, o contrato de aluguel do prédio da Clínica Soj, que fica na Rua Moacir de Paula Lobo, no Centro. No local funcionará à partir de junho, o Serviço de Pronto Atendimento (SPA/Centro), que está provisoriamente na rua Antônia de Vilhena, 76, após a interdição do prédio da Av. Julio Maria.

A Clinica Soj funciona em um prédio de quatro andares, tem boas condições de conservação e as licenças de funcionamento se encontram regulares. Conta com quatro consultórios médicos, três quartos particulares, serviços de radiologia e ultrassonografia, laboratório de análises clínicas, duas salas de centro cirúrgico e quarenta leitos hospitalares, além de instalações de suporte; como cozinha, lavanderia, esterilização e espaço administrativo.

O aluguel inclui o usufruto de todas as instalações e equipamentos médico-hospitalares e mobiliários existentes por quatro anos, a um custo mensal de 65 mil reais.

No espaço, o SPA/Centro se transformará em um serviço de urgência e emergência de porte médio, capaz de dar o suporte adequado à população da região central. Essa medida é necessária para viabilizar a transferência do Pronto Socorro Municipal para o Hospital da Japuíba, prevista para os próximos meses, e representará uma grande economia de recursos, pois sem a locação do imóvel seria necessário implantar esses serviços em outra Unidade, o que geraria custos adicionais.

Além do atendimento de urgência, também funcionarão na Clinica Soj os serviços ambulatoriais e de exames complementares, aproveitando os espaços existentes. De acordo com o secretário Carlos Vasconcellos, a total estrutura da Clínica Soj será ativada progressivamente.

O local onde funcionava o SPA será reformado para possibilitar o credenciamento do Centro Odontológico como CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), conforme o Programa do Ministério da Saúde, além de utilizar o espaço para a implantação de serviço ambulatorial voltado para crianças e gestantes.