Conceição conhece Centro de Operações da capital

A prefeita viu o funcionamento do centro de gerenciamento de crise da Prefeitura do Rio

26 de fevereiro de 2013
A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, visitou na última sexta-feira, 22, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, responsável pelo monitoramento de toda a capital. Conceição estava acompanhada do secretário Especial de Defesa Civil, Marco Oliveira, e do superintendente de Trânsito, Hele Serafim.

O Centro de Operações da capital fluminense é referência no país. A prefeita recebeu de Maurício Santos, chefe de um dos setores do local, informações sobre como as autoridades cariocas se comportam em casos de crise. A prefeita destacou que Angra precisa ter um centro de monitoramento de câmeras avançado como o do Rio, pois em caso de situações de risco, ações emergenciais poderão ser tomadas com mais rapidez.

- Temos de ampliar o nosso atual número de câmeras e criar um centro de monitoramento desvinculado da Defesa Civil como é atualmente. Este sistema será de grande valia para o município, pois nos dará mais segurança para as ações de emergência - disse Conceição.

O sistema de monitoramento do Rio conta com mais de 750 câmeras, operadas através de um contrato de locação. O programa de monitoramento foi implantado pela empresa pública de informática da cidade. Segundo Conceição, a implantação de um sistema de operação em Angra, poderia ser feito através de parcerias.

- Estamos com algumas parcerias com secretarias do Rio e com certeza neste caso, mais um convênio poderá ser firmado entre as prefeituras - destacou Conceição, que também conheceu o Centro de Gerenciamento de Crise.

No Rio, a sala de Gerenciamento de Crise é equipada com equipamentos de videoconferência, onde o prefeito pode ser acionado rapidamente em caso de emergência. Diferentemente de Angra, que possui 60 câmeras para monitoramento de trânsito e encostas, a Prefeitura do Rio tem ainda um mapa em que é mostrada toda a área de risco da cidade, incluindo ainda os nomes de moradores com necessidades especiais.