Juventude traz oficina sobre saúde LGBT

Evento na Casa Larangeiras vai reunir profissionais e multiplicadores da saúde LGBT

25 de setembro de 2013
A Prefeitura de Angra, por meio da Coordenadoria da Juventude e do Programa DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria de Saúde, e com o apoio da Fundação Cultural de Angra (Cultuar) e da ONG RNP, que atua nos municípios do Médio Paraíba, estará promovendo em Angra dos Reis uma oficina de multiplicadores de saúde da população LGBT. Este trabalho vem sendo realizado em vários municípios do Médio Paraíba e é de grande importância na divulgação de informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e direitos da população LGBT. O trabalho conta ainda com a mobilização local do Grupo Diversidade Sexual de Angra dos Reis (GDSAR).

A oficina acontece no próximo dia 30 de setembro, das 9h às 17h, na Casa Larangeiras, e vai reunir profissionais de saúde da cidade e representantes de várias entidades e organizações não-governamentais que atuam na defesa das comunidades de lésbicas, gays, bissexuais, transex, transgêneros e travestis.

Segundo o assessor de Projeto da Coordenadoria de Juventude de Angra, Daniel Bertoldo, essa ação é de suma importância para a juventude angrense.

- Nosso objetivo é desenvolver políticas publicas para que a juventude possa receber as orientações de cidadania e ter uma vida diferente das outras gerações. O publico LGBT ficou durante anos calado, sem poder se expressar, sem ter orientações sobre saúde, direitos e cidadania. Lembramos ainda que a juventude LGBT precisa de mais atenção na rede de saúde. O Grupo Diversidade Sexual de Angra dos Reis vem atuando nessa área a fim de que as explicações para a saúde da população LGBT sejam de fato eficazes. Fazer essa discussão com o público através de oficinas e palestras e a presença do poder público é uma conquista - disse Maxwel Lino, do GDSAR.

A programação contará com café da manhã, atividade cultural, oficinas com representantes de ONGs convidadas, palestras sobre os serviços de saúde disponíveis para a população LGBT e discussão de propostas para mobilização, articulação, formação de líderes e futuras ações.

A oficina é gratuita. Para participar, basta fazer o credenciamento a partir das 9h30, na Casa Larangeiras.

Programação completa:

9h30 - Credenciamento e coffe break

10h - Atividade cultural - Graciana Antunes (Cantora)

10h30 - Abertura da oficina - autoridade locais presentes - representante do Projeto GPSC - RNP + Núcleo Médio Paraíba/RJ - Instituto Vida Nova/SP e Libertos Comunicação/MG.

11h - Dinâmica de apresentação / breve apresentação do projeto / panorama da população LGBT nos serviços de saúde (HIV/AIDS e Hepatites Virais) / acolhimento / mobilização - articulação e formação de lideres / propostas de futuras ações de intervenções / avaliação e encerramento