Festival “No Mesmo Barco” reforça compromisso da Prefeitura com o incentivo à cultura

Evento viabilizado pelo edital Fomenta Festival conta com apoio da Secretaria de Cultura e Patrimônio

25 de agosto de 2025

A Praça Zumbi dos Palmares será palco do Festival No Mesmo Barco, que reúne música, artes plásticas e uma programação cultural diversificada. Totalmente gratuito, o evento acontece nos dias 30 e 31 de agosto e é viabilizado pelo edital Fomenta Festival, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

A programação contempla artistas locais que representam a diversidade cultural de Angra. No sábado, dia 30, o público vai acompanhar as apresentações de Regional Choro Caiçara, Jackson Santos, Davi Vianna, Samba Di Garota e Rodrigo Camacho. No domingo, 31, a manhã será embalada por Túlio Pereira e Trio e pelo Grupo Riscando o Salão, com encerramento especial em uma animada aula de dança com o professor Agnaldo Ferreira.

Para a secretária de Cultura e Patrimônio, Marlene Ponciano, a realização do festival em Angra reflete o empenho da gestão municipal em ampliar o acesso à cultura e criar novos espaços de oportunidades.

— A cultura também é um momento de construir oportunidades. É um compromisso que temos seguido por determinação do prefeito Cláudio Ferreti: buscar parcerias que garantam a realização desses eventos em nosso município e que valorizem os nossos artistas - destacou.

O festival também abre espaço para artistas plásticos da cidade, que poderão expor e comercializar suas obras nos dois dias, fortalecendo a economia criativa e dando mais visibilidade à produção local.

— Queremos que cada apresentação e cada obra exposta seja um convite para navegar junto nesse barco da cultura. Além de celebrar a arte, o festival fortalece a economia criativa, já que os artistas plásticos terão a oportunidade de expor e comercializar seus trabalhos. Angra tem muito talento, e este evento mostra como a cultura pode unir e transformar – ressaltou Fernanda Camargo, produtora do festival.