Mulheres em tratamento contra o câncer recebem perucas, em gesto de amor e esperança

Ação realizada com apoio da Receita Federal e da Associação Laços de Amor resgata a autoestima de pacientes do HMJ

23 de outubro de 2025

Um gesto de solidariedade e empatia transformou a manhã desta quinta-feira, 23 de outubro, na Unidade de Oncologia do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). Mulheres em tratamento contra o câncer receberam perucas confeccionadas a partir de mechas de cabelos apreendidas pela Alfândega da Receita Federal do Porto de Itaguaí e doadas à Prefeitura de Angra dos Reis. Os acessórios foram feitos pela Associação Laços de Amor de Volta Redonda, que há 11 anos dedica-se a elevar a autoestima de quem enfrenta a rotina da quimioterapia.

A ação, fruto da parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, a Receita Federal e a Associação Laços de Amor, foi marcada por emoção e muitos sorrisos das pacientes contempladas. Para muitas delas, o momento representou mais do que um presente: significou o reencontro com sua imagem no espelho e com a vontade de se mostrar ao mundo.

A psicopedagoga Valéria Coelho, moradora do Parque das Palmeiras, viveu um momento de pura comoção. Há pouco mais de um ano em tratamento contra o câncer, ela contou que o gesto vai muito além da beleza, representa um recomeço, uma forma de se reencontrar consigo mesma.

— A importância desse projeto é imensa, porque não se trata apenas da cura. É também sobre autoestima. Quando recebi o diagnóstico, eu fiquei tranquila, porque sabia que iria me curar. Mas quando o médico disse que eu perderia o cabelo, foi como se eu levasse um soco no estômago. A gente sabe que o mais importante é a vida, mas a autoestima é fundamental para nós, mulheres. Eu só posso agradecer, porque, para enfrentar tanta dor, sofrimento e medo, a gente precisa estar bem — disse.

A secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Thaísa Bedê destacou a importância da iniciativa para o bem-estar das pacientes durante o tratamento.

— Esse gesto é sobre amor, sobre cuidado. Cada fio de cabelo transformado em peruca carrega uma mensagem de esperança. São mulheres fortes, que estão travando uma batalha diária, e merecem todo o nosso carinho e respeito. Estamos falando de devolver a elas algo muito importante, a autoestima — afirmou.

O delegado adjunto da Alfândega da Receita Federal do Porto de Itaguaí, Gustavo Maser, ressaltou que ações dessa natureza ressignificam o trabalho do órgão.

— Essas apreensões, quando revertidas em ações sociais, ganham um significado muito maior. Saber que esses cabelos agora trazem de volta o brilho no olhar dessas mulheres é o que dá sentido ao nosso trabalho. O Programa Receita Cidadã vem justamente para desmistificar a imagem da Receita como aquela que apenas arrecada, o chamado “leão” do Imposto de Renda. Essa é a Receita que queremos mostrar, que acolhe e que está ao lado da sociedade — afirmou.

Moradora do Parque Mambucaba, Cremilda Rocha também se emocionou ao receber uma das perucas. Empregada doméstica, ela contou que, desde que começou a perder o cabelo, deixou de sair de casa.

— Eu sentia vergonha. Para ir até o portão, tinha que cobrir a cabeça e correr, com medo de alguém me ver — relatou.

Ao colocar a peruca, longa, do jeito que sonhava, o sorriso voltou.

— Agora eu vou passear com meu marido, quero sair, ver gente. Essa peruca me devolveu a vontade de viver. Só posso agradecer por tudo isso — afirmou.

O secretário de Articulação Governamental, Vitor Simões, destacou o compromisso da gestão municipal em criar políticas públicas com olhar humano.

— Não se trata apenas de programas e projetos, mas de construir oportunidades que toquem as pessoas, que transformem realidades. Essa entrega é um exemplo do quanto a sensibilidade e a parceria podem fazer diferença na vida de quem mais precisa — pontuou.