Prefeitura e Enel X avaliam avanços do projeto Cidade Inteligente em Angra dos Reis

Resultados da primeira fase e novas ações para reforçar a segurança e a modernização do município foram apresentados em reunião

23 de outubro de 2025

O projeto Cidade Inteligente foi avaliado em reunião realizada na Prefeitura na quarta-feira, 22, entre o prefeito Cláudio Ferreti, o presidente da Enel X no Brasil, Francisco Scroffa, e secretários municipais. Iniciado em 2024, o programa integra a parceria público-privada (PPP) da Iluminação Pública. A empresa apresentou um balanço das ações realizadas na fase 1, que já trouxe avanços significativos para o município.

Entre as iniciativas já implementadas estão a modernização de 22.710 pontos de iluminação pública, a instalação de 226 câmeras de monitoramento e 51 câmeras com leitura de placas veiculares, além de cinco relógios digitais, um call center, um semáforo inteligente e dois carregadores para veículos elétricos.

— A reunião foi muito produtiva. Temos um compromisso de longa data com Angra, que é a nossa primeira PPP de Cidade Inteligente no Brasil, e seguimos empenhados em gerar benefícios reais para todos os cidadãos — destacou Francisco Scroffa, presidente da Enel X no Brasil.

Durante o encontro, também foram debatidos os desafios identificados ao longo da execução da primeira etapa do projeto, bem como as soluções que serão aplicadas e seus respectivos prazos de implementação.

A fase 2 do projeto está prevista para começar em 2026 e terá como principal destaque a instalação de câmeras de reconhecimento facial, que vão reforçar a segurança pública e apoiar o trabalho das forças policiais. Além disso, estão previstas a ampliação da quantidade de relógios digitais, carregadores para veículos elétricos e semáforos inteligentes, bem como a implantação de bicicletas elétricas e outras benfeitorias.

— As ações tratadas hoje são muito importantes, principalmente para a segurança, caso das câmeras de reconhecimento facial que iremos implantar no município. Outra questão relevante são os semáforos inteligentes, que vão melhorar o tráfego e a mobilidade urbana da nossa cidade — ressaltou o prefeito Cláudio Ferreti.

O secretário de Planejamento e Gestão, André Pimenta, ressaltou o papel estratégico da PPP na transformação urbana de Angra dos Reis e destacou como a tecnologia tem sido uma aliada fundamental para tornar a gestão pública mais moderna e eficiente.

— A PPP da Iluminação Pública com receitas acessórias de Cidade Inteligente tem como principal objetivo trazer inovação e modernização para Angra dos Reis, por meio da implementação de tecnologias que tornem a cidade mais eficiente, conectada e segura – explicou.