Pesca busca alevinos em São Sebastião

Empresa doou mil alevinos para o projeto de cultivo de bijupirás.

25 de fevereiro de 2013
O coordenador de Piscicultura Marinha da secretaria municipal de Pesca, Bruno Plastina, viajou no início do mês a São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, para buscar no laboratório da Empresa Maricultura Itapema uma doação de mil alevinos do peixe bijupirá (Rachycentron canadum). Os alevinos são para o projeto experimental de cultivo de bijupirás, coordenado pela secretaria de Pesca e Aquicultura em parceria com o empresário Carlos Kazuo e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio (FIPERJ).

O transporte dos alevinos foi realizado em veículo da secretaria de Pesca e Aquicultura, onde os animais foram acondicionados em sacos plásticos reforçados de 50 litros, contendo 20 litros de água hipersaturada com oxigênio puro.

A viagem da equipe liderada por Bruno de São Sebastião a Angra durou seis horas e aqui uma embarcação transportou os alevinos por mais uma hora para o local onde estão instaladas as estruturas de cultivo. Durante todo o trajeto e no período de aclimatação não foi registrada a morte de nenhum animal. Os peixes foram separados em tanques por grupos de 250. Agora serão realizadas biometrias mensais para avaliar o crescimento dos animais em cultivo.

Visita técnica

Nesta terça-feira, 26, um grupo de representantes da Petrobras/Vitória (ES) estará em Angra para uma visita técnica aos projetos de maricultura do município. Todos os custos da visita serão custeados pela estatal, que patrocinará os projetos de maricultura em Vitória (ES).