TurisAngra recebe representantes de associações

Comunidades pediram a nova presidente da fundação mais ações de ordenamento

24 de outubro de 2013
A presidente da TurisAngra, Sílvia Rúbio, acompanhada do diretor executivo da Fundação, Afif Naim, recebeu nesta quarta-feira, 23, representantes da Associação de Moradores da Ilha da Gipóia e da Associação de Barqueiros do Camorim, que solicitaram que a Fundação de Turismo de Angra dos Reis aja no ordenamento de suas respectivas áreas.

ILHA DA GIPÓIA PEDE MAIS ORDENAMENTO

Os moradores da Ilha da Gipoia reclamam da ação predatória de alguns turistas, que insistem em usar áreas públicas para o preparo de alimentos, muitas vezes dentro de terrenos particulares. A presidente da TurisAngra garantiu que promoverá uma reunião com as agências de turismo que operam no município para tratar deste tema, no intuito de conscientizar os empresários sobre a importância de preservar a sustentabilidade das atividades turísticas.

- O decreto 8585/12, que trata do ordenamento das áreas públicas e de atividades como o turismo náutico, versa, em seu artigo quinto, que as embarcações não podem deixar resíduos nas praias e costões rochosos de Angra dos Reis. Esta mesma norma diz que os proprietários das embarcações, restaurantes e meios de hospedagem são corresponsáveis pelos resíduos de seus clientes - pontuou Sílvia Rúbio.

A presidente da TurisAngra também adiantou alguns detalhes de como será o ordenamento das ilhas do município durante a alta temporada.

- Estamos finalizando o processo para o aluguel de lanchas para atender a TurisAngra durante o verão. Nosso objetivo é que tenhamos uma equipe de ordenamento para ações educativas e de conscientização, em locais como Cataguás, Praia das Flechas, Jurubaíba, Piedade, entre outros. Além disso, está em nosso planejamento montar postos fixos de apoio em alguns pontos do município, com agentes que prestarão esclarecimentos e ajudarão na fiscalização - detalhou a presidente da Fundação de Turismo.

BARQUEIROS DO CAMORIM QUEREM ESTACIONAMENTO PARA VANS

Os representantes da Associação de Barqueiros do Camorim que, durante os finais de semana, atendem dezenas de turistas que vêm pescar no mar de Angra dos Reis, solicitaram ajuda da TurisAngra para que uma área pública seja reservada para estacionamento de vans e micro-ônibus que trazem esses pescadores. Normalmente os veículos ficam na praia, onde há restrições, o que pode ocasionar problemas para os condutores, como multas e até a apreensão dos veículos.

Sílvia Rúbio lembrou que há uma determinação do Ministério Público Federal para que não haja mais estacionamento de veículos em nossas praias e que o município de Angra dos Reis continuará promovendo ações de fiscalização, intercedendo junto à Secretaria de Obras e com o Departamento de Trânsito para que este dilema seja resolvido da forma mais tranquila possível.

- O turismo de pesca é muito importante para a região do Camorim, em especial para estas 22 famílias que fazem parte da Associação de Barqueiros. A comunidade já indicou duas áreas que poderão ser transformadas em estacionamento para estas vans e houve o comprometimento para que eles nos ajudem nas ações de ordenamento desta região, sobretudo no cadastramento dos veículos junto à fundação - concluiu a presidente da TurisAngra, Silvia Rúbio.