Angra na Conferência de Assistência Social

Município foi representado pela Secretária de Ação Social

24 de outubro de 2013
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Assistência Social e Descentralização da Gestão e do Conselho Estadual de Assistência Social, realizou nos dias 16,17 e 18, nas dependências do Centro de Convenções Sul América, a IX Conferência Estadual de Assistência Social do Rio de Janeiro. O evento, que teve como tema "A gestão e o financiamento na efetivação do SUAS", reuniu os delegados eleitos nas conferências realizadas nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, gestores da assistência social, representantes dos conselhos municipais e da sociedade civil e usuários da rede

Os participantes foram divididos em grupos de trabalhos, onde foram debatidos os problemas da rede de assistência social e elaboradas propostas para a melhoria e avanço do serviço, que serão apresentadas na Conferência Nacional, entre os dias 16 e 19 de dezembro, em Brasília. Na ocasião, também serão eleitos os 98 delegados que representarão o Rio de Janeiro na etapa nacional.

O município de Angra dos Reis foi representado pela secretária de Assistência Social Inês Tenório, que participou da abertura da conferência.

Dentre os eleitos delegados para representar o estado do Rio de Janeiro na etapa nacional, o município de Angra estará presente na pessoa da presidente municipal do Conselho de Assistência Social, Elisa Maria Leite da Silva (representando a Pestalozzi) e Adriana Reis Soares.

Na abertura da conferência, o vice-governador, Luiz Fernando de Souza Pezão, ressaltou os avanços registrados pela assistência social do Estado nos últimos anos.

- A gente vê como avançou o trabalho da assistência social em nosso estado. Eu ando nos municípios e nas comunidades e vejo o quanto os programas da assistência social estão presentes nas zonas rurais. E com o plano estadual de superação da pobreza extrema, o Rio Sem Miséria, eu não tenho dúvida de que o Rio de Janeiro será o primeiro estado da nação a erradicar essa chaga que ainda persiste em nosso país, que é a miséria - disse o vice-governador

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, destacou a importância da participação de todos na construção da política da assistência social.

- A Conferencia Estadual traz para o debate o tema da gestão da Assistência Social e congrega os delegados dos 92 municípios, para que o Sistema Único de Assistência Social (Suas) possa ser debatido e possamos buscar o aperfeiçoamento do modelo. Essa participação é importantíssima, porque nós temos aqui o governo, a sociedade civil, os usuários, e isso faz com que possamos debater e tirar as proposições adequadas para que o sistema possa estar cada vez mais consolidado e ampliado - destacou o secretário.