Prestação de contas na Monsuaba
Bairro terá grande projeto de saneamento com recursos do governo federal
A prefeita Conceição Rabha esteve na Monsuaba, na quarta-feira, dia 23, para mais uma prestação de contas da Prefeitura de Angra. A comunidade local teve a oportunidade de saber como anda a situação financeira da prefeitura, conhecer as principais ações destes primeiros meses de governo, fazer críticas e reivindicações. Secretários e vereadores também participaram.
A prestação de contas da Monsuaba foi a mais longa até o momento. Foram mais de quatro horas de duração, começando às 19h e terminando após as 23h. Apesar da longa duração e da noite muito fria, a igreja católica Sagrado Coração de Jesus ficou lotada do começo ao fim, e os moradores foram bastante participativos.
A reunião começou com o controlador-geral, João Duarte, falando sobre as contas do governo municipal. A atual gestão da Prefeitura de Angra herdou uma dívida de R$ 101,3 milhões da gestão passada. O montante inclui aluguéis de imóveis e ambulâncias, serviços de limpeza e vigilância, merenda escolar, medicamentos, hospedagens e transporte aéreo de representantes do governo passado, encargos trabalhistas e uma série de outras despesas. As dívidas fazem com que a prefeitura tenha dificuldades de fazer investimentos para a população neste primeiro ano de gestão.
Apesar das dificuldades, a prefeitura já realizou diversas ações e elas foram mostradas durante a prestação de contas: ordenamento da limpeza pública, contratação de médicos e professores, auditoria interna para apurar contratos firmados na gestão passada, retomada de obras paradas desde 2012, como as escolas municipais do Bonfim e do Parque das Palmeiras, o Centro de Informações da Serra D’Água e a contenção no Morro do Tatu.
A população fez várias reivindicações em relação ao saneamento básico. Também pediu melhorias na iluminação de diversos locais, como a Escadaria da Biquinha, providências na estrada Ponta-Leste, incluindo a construção de uma ciclovia, recuperação de ruas, intervenções de acessibilidade, como corrimãos e rampas para cadeirantes, ampliação da unidade de saúde local, aumento do número de brinquedos nas áreas de lazer e implantação de academias ao ar livre. Os moradores também pediram melhorias no serviço postal e mais oportunidades de formação para os jovens.
Conceição ressaltou que a Monsuaba será contemplada em um projeto de saneamento básico da prefeitura que será realizado com recursos do PAC 2. Serão investidos R$ 14 milhões e a prefeitura já está trabalhando da verba junto ao governo federal. A expectativa é de que, com a obra, 100% da Monsuaba seja saneada. De acordo com o presidente do Saae, Mário Márcio Lemos, a proposta é que até 2016 a praia da Monsuaba esteja balneável.
A prefeita afirmou que todo o município irá receber um plano de iluminação pública, que irá começar pelas vias mais movimentadas, mas que em médio prazo irá abranger também outras ruas do bairro. Sobre a estrada Ponta-Leste, Conceição afirmou que já estuda com a Secretaria de Obras um trabalho de recuperação da via, que inclui recapeamento asfáltico e a construção de uma ciclovia.
Conceição lembrou que já vem cobrando dos Correios mais investimentos e melhorias nos serviços oferecidos em Angra. Em razão disso, a empresa irá mudar sua central de distribuição para um local mais adequado, no Balneário, e, em setembro, irá lançar edital para a abertura de franquias nos bairros, o que irá melhorar a distribuição.
Lembrando uma das marcas de seu governo e também uma das principais promessas de campanha, Conceição falou sobre os investimentos em educação. Ela ressaltou os diversos cursos técnicos do Pronatec que vieram para Angra neste ano, assim como a vinda de um Centro de Vocação Tecnológico da Faetec, que começará a partir do início do próximo ano, e da Universidade Estácio de Sá, ainda neste ano.
– É uma obrigação nossa, como agentes públicos, prestar esclarecimentos à população. Todos vocês que vieram até aqui saíram de casa para dialogar com o poder público. Estamos aqui para dar voz à comunidade. Em setembro nós vamos voltar trazendo as demandas de vocês, para juntos definirmos as prioridades – disse a prefeita ao público presente.
Também participaram da reunião os secretários de Governo, Neirobis Nagae; Obras, Jefferson Deccache; Pesca, Júlio Magno; Esporte, Luís Gustavo Soares; e Ação Social, Inês Tenório.