Prefeita visita central do Samu

Conceição conversou com a equipe e a parabenizou pelo trabalho

24 de junho de 2013
A prefeita Conceição Rabha visitou na sexta-feira, 21, a central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada no Balneário. A chefe do executivo conversou com a equipe e conheceu as mudanças positivas realizadas desde janeiro pela coordenação do Samu. Conceição parabenizou o trabalho efetuado por todos que compõem a equipe e destacou que investimentos serão realizados no órgão.

- Parabenizo todo o trabalho realizado por vocês, que mesmo com dificuldades vêm atendendo com dedicação à nossa população. No início do governo, eu pedi ao Dr. Carlos Vasconcellos uma atenção especial a este serviço essencial, pois, para a nossa gestão a área de saúde é prioridade. Vocês podem ter certeza que iremos efetuar investimentos no Samu, que trarão mais condições de trabalho a equipe - destacou a prefeita.

Quando assumiu em janeiro, o atual governo encontrou o Samu em completo abandono: Das seis linhas do serviço 192, apenas duas funcionavam; todas as viaturas se encontravam inoperantes, assim como as lanchas que dão suporte ao atendimento dos ilhéus; equipe operacional defasada; atuação política na regulação; comunicação deficiente com hospitais e equipe desmotivada.

Adriano Neder, coordenador do Samu em Angra dos Reis, relatou para Conceição o momento de recuperação pelo qual a unidade está passando.

- Estamos trabalhando na unificação do Samu, no reparo de toda a frota, na criação da comissão de trabalhadores, hoje temos um mecânico 24 horas de plantão, restabelecemos a escala dos enfermeiros, recebemos uma nova viatura [doada pelo Ministério da Saúde], nossas seis linhas telefônicas estão operacionais, novos uniformes foram confeccionados, efetuamos um novo contrato para manutenção de nossas viaturas, efetivamos parcerias com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, iniciamos a descentralização do Samu [Frade já foi beneficiado, e Parque Mambucaba e Jacuecanga são os próximos bairros], em breve teremos uma lancha exclusiva para atendimento, tivemos a convocação de novo efetivo [15 médicos reguladores, rádio operador] - explicou Neder.

Conceição também acompanhou o funcionamento da sala de operação do Samu de Angra dos Reis, que é a unidade responsável pela regulação de toda a Baía da Ilha Grande.

Próximos passos do Samu Angra dos Reis
- Baseamento das viaturas no Parque Mambucaba e Jacuecanga;
- Melhoria nas instalações;
- Motivação da equipe;
- Curso de Atendimento Pré-Hospitalar em julho;
- Curso de mergulho, rapel e manuseio de produtos químicos;
- Projeto para aumento da frota;
- Sede própria;
- Implantação do Samuzinho - programa nas escolas e mídias;
- NEU - Núcleo de Educação e Urgência;
- Maior contato com a Atenção Básica da Secretaria de Saúde