Angra participa do Encontro Nacional do Turismo

O município foi representado em Brasília pelo presidente da Turisangra, Kaká Gibrail

24 de maio de 2013
O presidente da TurisAngra, Kaká Gibrail, participou na última semana, em Brasília, do encontro Nacional do Turismo. O evento, que contou com oficinas de trabalho, é parte do calendário de comemorações dos 10 anos do Ministério do Turismo. Além disso, o encontro também marcou a apresentação das novas diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), criado há quase 10 anos, com o objetivo de potencializar a estruturação da oferta turística regionalmente, considerando a integração dos municípios.

Acompanhado do diretor executivo da Fundação de Turismo de Angra dos Reis, Afif Naim, Kaká participou de oficinas que explicaram os programas e ações do Ministério do Turismo (MTur). Também foram apresentados detalhes sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), o Sistema Nacional de Registro de Hóspedes e o Pronatec Turismo, que já possui interface em Angra através da Fundação de Turismo.

DIAGNÓTICOS DE REGIÕES TURÍSTICAS

Durante o encontro, foi revelado para os participantes o mapeamento de 276 regiões turísticas do país e o diagnóstico das unidades com base nas dimensões de competitividade de cada uma. O objetivo principal da iniciativa é potencializar a oferta regional, considerando a integração dos municípios.

Segundo o Ministério do Turismo, a partir de agora o programa vai desenvolver um panorama sobre as necessidades e potencialidades dos diferentes destinos e, com esse resultado, haverá uma categorização inédita. Esta nova referência servirá de base para a aplicação de políticas públicas.

Durante o encontro, Kaká conversou com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e solicitou apoio do Ministério para que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) libere, o quanto antes, a autorização para que sejam instaladas placas com sinalizações turísticas na Rodovia Rio-Santos. O presidente da TurisAngra também pediu apoio para que os investimentos do Prodetur sejam logo liberados. Em breve, Kaká deverá voltar a Brasília para outra reunião no Ministério com a finalidade de discutir estes e outros assuntos. Para ele, a visita a Brasília já rende frutos.

- Nossa ida a Brasília, para participar deste evento, foi muito importante, visto que além de compartilhar experiências, tivemos acesso a diversos programas de incentivo ao turismo e contato direto com os gestores da pasta. Acredito que este networking será fundamental não só para viabilizarmos projetos que já estão em andamento, mas também para iniciarmos novas empreitadas - Avaliou Kaká.

TurisAngra busca parceria com deputados

Os representantes da TurisAngra aproveitaram a visita à capital federal para se reunir com o deputado José Luiz Penna (PV), para solicitar auxílio em relação à Baía da Ilha Grande, que precisa de investimentos e fiscalização. Kaká e Afif também participaram de um encontro com membros da Comissão de Meio Ambiente do Congresso Nacional, que está discutindo a pesca na Baía da Ilha Grande.

Programa de Regionalização do Turismo (PRT)

Lançado em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo é uma diretriz estruturante do Ministério do Turismo que organiza o território brasileiro em regiões turísticas, como base para planejamento, ordenamento e promoção do desenvolvimento territorial integrado.

Em 2010, o programa passou por um processo de avaliação que envolveu um amplo conjunto de atores estratégicos, instituições e beneficiários, que estiveram direta ou indiretamente vinculados à sua implementação, selecionados em todas as regiões de País.

Os resultados da avaliação apontaram para a necessidade de avançarmos, principalmente, nas áreas de implementação do programa. Resultado deste esforço, os ajustes do Programa de Regionalização do Turismo, referentes às suas estratégias, componentes e inovações serão apresentadas no Encontro Nacional de Turismo.