Moradores conhecem projeto das sirenes

Apresentação começará nesta semana no Abel e Carioca

23 de outubro de 2013
A Secretaria Especial de Defesa Civil e Trânsito da Prefeitura de Angra começa, nesta semana, uma série de reuniões nas comunidades para apresentar o projeto Alerta e Alarme por Sirenes, que será implantado no município pelo governo do estado. As primeiras comunidades a receberem a equipe da Coordenadoria de Integração Comunitária da secretaria serão os morros do Abel e Carioca.

As reuniões vão acontecer na próxima quinta-feira, dia 24. A equipe da Defesa Civil vai à Escola Municipal Professor José Américo Lomeu Bastos conversar com os moradores do Abel. Já na Carioca, o encontro acontecerá na associação de moradores do bairro. Toda a população está convidada para participar, como explica o secretário da pasta Marco Oliveira.

- É importante que cada morador saiba qual a função desta importante ferramenta que será instalada em locais de risco do município. Nosso objetivo é o de apresentar um vídeo institucional, feito por nossa equipe, e explicar o funcionamento das sirenes - disse o secretário.

COMO FUNCIONAM AS SIRENES

Cada bloco de sirenes possui de quatro a oito cornetas que vêm com uma bateria de duração de seis horas e um nobreak também de seis horas, totalizando 12 horas de autonomia.

Com as sirenes, virão sete pluviômetros automáticos. Cada um deles cobrirá um raio de três quilômetros, com atualização variando de 3 a 15 minutos.

CAPACITAÇÃO DOS VOLUNTÁRIOS

Antes da instalação das sirenes, a Escola de Defesa Civil do Estado (Esdec) foi aos municípios contemplados para treinar os voluntários que moram nos bairros onde as sirenes serão implantadas. Em Angra dos Reis, essa capacitação aconteceu em setembro e outubro e participaram líderes comunitários e agentes de saúde. Na Região Serrana, primeira a receber as sirenes, em 2011, mais de duas mil pessoas foram capacitadas pela Esdec.

Receberão os blocos de sirenes os municípios de Niterói, Angra dos Reis, Duque de Caxias, São Gonçalo, São João de Meriti, Queimados e Magé. Depois da capacitação e da implantação, no dia 29 de novembro, Dia Estadual de Prevenção de Desastres, será realizado um grande simulado em todos os municípios atendidos.