Angra está no Plano de Salvaguarda da Capoeira

Reunião com Iphan elegeu mestres que representarão estado no Projeto Pro-Capoeira

22 de outubro de 2013
No ultimo dia 17, foi realizada a 3ª Conferência Regional da Capoeira em Paraty. O objetivo da Conferência é promover a construção do plano de salvaguarda da capoeira no Rio de Janeiro e contribuir com a formação do Conselho de mestres de capoeira no estado. A Fundação Cultural de Angra (Cultuar), participou do evento e viabilizou, a participação de oito capoeiristas de Angra.

Estiveram presentes oito mestres das cidades de Paraty, Angra dos Reis e Itaguai, além de muitos contramestres, estudiosos, professores e alunos. O principal destaque do encontro foi a eleição dos membros para compor o Conselho de Mestres do Estado do Rio.

Além da mesa técnica, que falou sobre políticas públicas e programas e ações que envolvem a capoeira, o evento abordou o tema enquanto educação, esporte e lazer, bem como as identidades e diversidade dessa manifestação cultural e a sua profissionalização, organização social e internacionalização. As políticas de desenvolvimento sustentável e de fomento também foram alvo de discussão.

Por questões de logística e organização, o Iphan decidiu fazer as eleições do Conselho de Mestres de maneira regionalizada, pela abrangência dos seus escritórios técnicos (Costa Verde, Médio Paraíba, Região dos Lagos, Região Serrana e Região Norte/Noroeste, que está em construção). A ideia inicial era eleger um mestre titular e um mestre suplente de cada região, num total de 10 mestres (titulares + suplentes) e mais 15 mestres titulares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, totalizando 20 mestres, mais o representante do GT da Capoeira.

A conferência foi aberta ao público, mas conforme foi determinado nos encontros realizados na Superintendência do Iphan, na eleição só puderam votar e serem votados mestres de capoeira. Dessa forma, foram eleitos titulares do Conselho, na regional Costa Verde: mestre Renato (Angra dos Reis), mestre Abutre (Angra dos Reis), mestre Garnizé (Itaguaí), mestre Esquilo (Angra dos Reis), mestre Mamute (Angra dos Reis) e mestre Baá (Angra dos Reis).

A partir dessa eleição, os mestres de todo o estado se reunirão e continuarão o debate em torno da construção de salvaguarda da capoeira.


BEM CULTURAL IMATERIAL DO BRASIL

A roda de capoeira foi registrada pelo Iphan no Livro das Formas de Expressão. Profundamente ritualizada, congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. Já o ofício dos mestres foi registrado no Livro dos Saberes e é exercido pelos detentores dos conhecimentos tradicionais desta manifestação, responsáveis pela transmissão oral das suas práticas, rituais e herança cultural.