Grupo "As Vermelhas" expõe projeto de reciclagem

Artesãs da Ilha Grande apresentam exposição e oficinas na Casa Larangeiras

22 de maio de 2013
Após a tragédia das chuvas de verão em Angra em 2010, um grupo de mulheres decidiu criar um projeto para unir artesanato e preservação ambiental. A necessidade era gerar emprego e renda. Nascia o grupo de mulheres "As Vermelhas da Ilha Grande", que nesta quarta-feira, 22, abriu exposição na Casa Larangeiras, Centro. A mostra de arte reciclável ficará em cartaz até o dia 9 de junho.

Da Praia Vermelha para o mundo, a mobilização dos moradores para enfrentar os problemas provocados pela chuva faz a diferença e e hoje, dezenas de mulheres trabalham com material reciclável encontrado na própria comunidade, atuando na conscientização dos moradores para a necessidade de reciclar o lixo, despertar o interesse pela arte, gerar renda e, claro, preservar a natureza.

A mostra em exposição na Casa Larangeiras foi aberta com um café caiçara e apresentação musical de Guilherme Martins. Já nos dias 23 e 27 de maio, 3 e 6 de junho haverá oficinas de confecção de tapetes de sacolas plásticas; nos dias 25 de maio, 1º e 8 de junho, as oficinas serão de arte com sobras de redes de pesca. No dia 28 de maio, a oficina será de confecção de porta-copos com tampinhas de metal e sobras de tecido. Todas as oficinas são gratuitas. As inscrições estão abertas na Casa Larangeiras.

Durante o período da exposição que vai até 9 de junho, o projeto estará recebendo doações de material para as oficinas como potes de margarina limpos, sobras de banner ou lona, tampinhas de metal de garrafas, redes de pesca e sacolas plásticas. As entregas podem ser feitas na própria Casa Larangeiras, que funciona das 9h às 18h.