Encontro para difundir Prêmio Rio Sociocultural

Iniciativa da Cultuar serve de estímulo para o fomento da produção local

22 de março de 2013
A Fundação Cultural do Município de Angra dos Reis - Cultuar, através da Direção Cultural, promove nessa sexta-feira, 27, às 19h, no Centro Cultural Theophilo Massad, um encontro com a classe artística de Angra e os organizadores da 4ª edição do Premio Rio Sociocultural.

A idéia de trazer os organizadores do premio é mais uma oportunidade que a Cultuar oferece aos artistas de Angra para fomentar a cultura local.

O prêmio busca ações socioculturais nos 92 municípios fluminenses, afim de que os mesmo ganhem visibilidade nacional e recursos para o aperfeiçoamento de suas atividades. Podem se inscrever grupos de teatro, dança, música, cinema, circo e outras manifestações socioculturais coordenadas por instituições públicas, ONGs, oriundas de iniciativas pessoais ou de grupos, formais ou informais, com sede no Estado do Rio de Janeiro e com no mínimo um ano de implantação.

As ações participantes devem ser soluções simples, que dispensem grandes investimentos, contribuam com o crescimento social, para o aumento da autoestima das comunidades e gerem trabalho e renda.

- Esse prêmio representa um movimento que valoriza práticas socioculturais exitosas, mas que permanecem ocultas nas regiões do interior e metropolitana do estado. O nosso foco é viabilizar a multiplicação desses bons exemplos e incentivar para que novas ações no âmbito social e cultural surjam e contribuam efetivamente para a consolidação da identidade fluminense - afirma a presidente do RIOSOLIDARIO, Daniela Pedras.

Inscrições e Resultados

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre 1 de março e 5 de abril pelo site www.premioriosciocultural.com.br. Quem preferir mandar o material impresso, basta preencher o formulário disponível no site e enviar para Instituto Cultural Cidade Viva, na Rua São Bento, 09, 1° andar Centro, Cep: 20.090-010, Rio de Janeiro, RJ.

No dia 2 de maio serão anunciadas as 10 ações finalistas. Cada uma delas receberá R$ 5mil de prêmio e os cinco grandes vencedores, que serão conhecidos durante a cerimônia de premiação, na segunda quinzena de junho, receberão mais R$10 mil cada.

Histórico

Em três edições, o Prêmio recebeu mais de 750 inscrições vindas de todos os 92 municípios do Estado. Entre as cidades contempladas estão Rio de Janeiro, Niterói, Resende, Volta Redonda, Petrópolis, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes, Nova Iguaçu, Queimados, São Fidélis, Cachoeiras de Macacu, Itaperuna e Quissamã.

O Prêmio Rio Sociocultural é realizado pelo RIOSOLIDARIO - Obra Social do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), e conta com patrocínio da Ceg Rio, da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, e apoio do Sebrae.