Pedagogos debatem sexualidade

Profissionais discutiram uma forma de trabalhar o tema com alunos da rede

21 de outubro de 2013
A Prefeitura de Angra, por meio do Programa de Orientação Sexual da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou na quarta-feira, 16, um encontro com os pedagogos da rede municipal de educação.

A pedido da coordenadoria do grupo de pedagogos, a coordenadora do Programa de Orientação Sexual, Teresinha do Nascimento, abordou o tema sexualidade.

O debate ocorreu em torno do que é a sexualidade, como ela é vista nas escolas e de que forma professores e pedagogos podem trabalhar essa temática com os alunos da rede. Segundo Teresinha, há uma grande necessidade de se trabalhar esse tema dentro das escolas, devido a várias ocorrências de gravidez na adolescência.

- Nos dias atuais, não existe mais o romantismo. Os adolescentes mal se conhecem e já se entregam ao sexo, sem conhecimento dos métodos contraceptivos e dos riscos das doenças sexuais - diz Teresinha.

Ela também destacou que a temática sexualidade não é focada apenas no sexo, mas também, no cuidado que se deve ter com o corpo, com a autoestima, e no prazer de amar e se cuidar.