Começa a VIII Semana Cultural Maestro Galloway

O evento celebra a importância do músico em Angra dos Reis

21 de agosto de 2013
Acontece de 22 a 25 de agosto, no Centro Cultural Theóphilo Massad, a VIII Semana Cultural Maestro Galloway, em Angra dos Reis. O evento celebra a importância da figura do músico Beverley Gerard Maxwell Galloway para a cultura da cidade. O evento é realizado pelo Ateneu Angrense de Letras e Artes, em parceria com a Fundação Cultural de Angra (Cultuar).

Com o objetivo de homenagear aquele que foi um grande nome da cultura angrense, o Ateneu mais uma vez se esforça. O maestro Galloway, como era conhecido, se naturalizou no ano de 1964, com residência na Ilha Grande. Galloway foi um grande entusiasta da cultura no município e foi brutalmente assassinado na década de 90.

Durante a Semana Cultural, a música será apresentada em suas diversas formas. Vários grupos musicais do estado do Rio de Janeiro irão se apresentar nesses três dias de homenagem. O diferencial neste ano é a participação da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

- Para este ano temos na programação vários destaques, principalmente no que diz respeito às novidades. Nos dias 24 e 25 haverá um curso de voz com o regente do coral de Petrópolis, Carlos Fecher, uma apresentação da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e apresentações de duas orquestras - detalha Marcelo Ramos, da comissão organizadora da festa.

Dando início à programação, amanhã, às 19h30 será realizada uma missa "in memoriam" ao maestro Galloway, com o Coral Imaculada Conceição, na Igreja do Carmo.

- A missa já faz parte da programação permanente. Todos os anos nós abrimos as atividades assim - ressalta Ramos.

As apresentações acontecem no Centro Cultural Theophilo Massad, com entrada gratuita todos os dias.

VIDA E OBRA

O maestro Beverley Gerard Maxwell Galloway nasceu em agosto de 1937, no norte da Inglaterra. Em 1940, para escapar da guerra, seu pai o enviou à Escócia, local onde teve seu primeiro contato com a arte, através de um primo que era ator. Anos mais tarde se formou em línguas, artes cênicas e música. Durante sua participação no Conselho Britânico, teve que escolher o Brasil e o Japão para apresentar a cultura britânica.

Por avaliar o Brasil como um país onde correria menos riscos, o maestro veio para cá em 1961, onde, nos anos de 1962 e 1963, realizou uma série de palestras chamada "Panorama Inglês" para o Ministério da Educação. Logo em seguida retornou ao seu país de origem para a publicação de um livro.

Pouco tempo depois regressou ao Brasil e decidiu se instalar em Angra dos Reis, na Praia do Aventureiro, Ilha Grande.

Gerard Galloway apresentou várias peças em Angra dos Reis como "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna. Fez "Malandrins", uma adaptação teatral do livro "Capitães de Areia", de Jorge Amado. Montou a ópera "Dido e Aeneas", de Henry Purcell, que, segundo o maestro, nunca havia sido encenada em outra língua a não ser o inglês. Escreveu a ópera "A Estrela" especialmente para a cidade, que se transformou em especial de fim de ano da então TV Educativa, sendo veiculada para todo o país.

O Coral da Cidade de Angra dos Reis teve origem no antigo coral do Ceniar (atual CeavEAV) e sob direção do maestro Galloway apresentou-se em diversas localidades. Ele permaneceu à frente desse coral até 1999, quando cruelmente foi assassinado, sem ter conseguido realizar seu maior sonho; de construir um teatro grego e uma colônia estudantil de música e teatro no bairro de Monsuaba, onde residia.

PROGRAMAÇÃO

- Quinta-feira - dia 22
19h30 - Missa "in memoriam" ao maestro Galloway, com o coral Imaculada Conceição
Local: Igreja Do Carmo

- Sexta-Feira - dia 23
19h30 - Coral da Cidade de Angra dos Reis e Orquestra Sinfônica de Angra dos Reis
20h15 - Coro Jovem da Universidade Federal Fluminense
Local: Centro Cultural Theóphilo Massad (Teatro Municipal)

- Sábado - dia 24
19h30 - Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro
20h15 - Orquestra de Violinos de Volta Redonda
21h - Coro Nheengarecoporanga do CDDH - Petrópolis
Local: Centro Cultural Theóphilo Massad (Teatro Municipal)

- Domingo - dia 25
19h30 Orquestra Filarmônica Villa-Lobos e As Crianças
21h15 - Coro Infanto Juvenil, de Angra dos Reis
Local: Centro Cultural Theóphilo Massad (Teatro Municipal)