Saae realiza ação no Morro do Moreno

Órgão identifica problemas no esgotamento da comunidade

21 de fevereiro de 2013
Uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esteve no Morro do Moreno, em Jacuecanga, na tarde desta segunda-feira, 18, acompanhados do presidente da associação de moradores do bairro, com o objetivo de conhecerem de perto os problemas relacionados à falta de saneamento da comunidade. A equipe de manutenção da autarquia também esteve no local e aproveitou para desentupir algumas caixas que recebem o esgoto das residências.

Segundo o presidente da associação de moradores do Morro do Moreno, Rogério Batista, a comunidade está esperançosa e conta com os esforços da nova gestão para que os problemas sejam resolvidos.

- Construíram aqui um sistema de tratamento de esgoto há alguns anos, que nunca funcionou. Sempre prometeram melhorias aqui e nada foi feito com relação ao saneamento. Temos crianças brincando o tempo todo pela rua, correndo o risco de se contaminarem. Agora estamos com esperança de que isso vai mudar - disse Rogério.

Segundo o gerente de manutenção do SAAE, Elias Gonçalves, o sistema de tratamento de esgoto foi construído no local há cerca de quatro anos, mas nunca funcionou plenamente. Ele explicou que, assim que sair a licença ambiental, já em trâmite no Instituto Estadual do Ambiente (INEA), uma limpeza geral será feita na rede para que o sistema funcione normalmente.

- Com isso acabaremos com este problema de transbordamento de esgoto, que acontece devido ao não funcionamento do sistema de tratamento. A rede está trabalhando afogada. Todo material sólido acumula e afunda, criando um lodo, bloqueando o fluxo da água. A rede tem que trabalhar seca com o escoamento natural para que não haja entupimento - disse Elias.

Os moradores das ruas João Cândido e Jeovan de Paula tiveram a oportunidade de relatar seus problemas aos representantes da autarquia. Uma ação imediata está sendo realizada por funcionários do Saae para limpar o terreno onde fica o sistema de tratamento, que se encontrava cheio de mato e com aspecto de abandono.

- Conversando com alguns moradores descobrimos que a água pluvial também cai na caixa projetada apenas para receber o esgoto. Quando chove, a água misturada ao esgoto faz o nível subir rapidamente, ocasionando o transbordamento - concluiu o gerente.