Funarte dá Oficina de Orientação para o Prêmio

Objetivo é incentivar mulheres a participar do edital. Inscrições poderão ser feitas até o dia 30

20 de agosto de 2013
Na última segunda-feira, 19, a Fundação Cultural de Angra (Cultuar), em parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Coordenadoria da Juventude, Fundação Nacional das Artes (Funarte) e o Ministério da Cultura (MinC), promoveram a 1ª Oficina de Orientação para o Prêmio Funarte de Mulheres nas Artes Visuais. O evento, que contou com a presença do coordenador de Artes Visuais da Funarte, Álvaro Maciel e da representante do Ministério da Cultura, Maria Helena, aconteceu na sala de vídeo do Centro Cultural Theóphilo Massad. O principal objetivo foi incentivar as mulheres a participar da inscrição para o edital de arte visual, que está com inscrições abertas até o dia 30 deste mês.

Por meio do edital, serão selecionados projetos de proponentes do sexo feminino, em todo o território nacional, que visem à prática de linguagens artísticas, à reflexão crítica e à profissionalização dos processos de gestão cultural. Serão contemplados dez projetos e as premiações serão de R$ 70 mil para cada um. O investimento total é de R$ 744.200,00.

Poderão se inscrever mulheres - sendo pessoa física ou jurídica - como representantes individuais ou representantes de coletivo de artista.

- Não é obrigatória a participação só de trabalhos já existentes. Também poderão participar projetos inovadores. Essa é uma oportunidade para incentivar a criatividade e para a mulher mostrar o que ela é capaz de fazer - explica Álvaro Maciel.

O presidente da Cultuar, analisa como uma grande chance para as mulheres garantirem o acesso aos projetos culturais.

- É uma oportunidade ímpar o que a Funarte e o Ministério da Cultura estão proporcionando. É a primeira vez que nossa cidade recebe uma oficina como esta, para esclarecer dúvidas e até mesmo incentivar os agentes culturais a participar do edital - disse Délcio Bernardo.

SAIBA QUAIS PROJETOS PODERÃO SER INSCRITOS

Os projetos inscritos podem abranger exposições, mostras, oficinas, intervenções urbanas, publicações, produção crítica e documental ou seminários que tenham como resultado esperado ampliar a geração do mercado de artes visuais no âmbito da produção feminina, bem como contribuir para a formação de público.

O edital está no site da Funarte (www.funarte.gov.br). Outras informações e esclarecimentos de dúvidas podem ser obtidas com a Assessoria de Fomento e Captação da Cultuar pelo e-mail cultuar.af@angra.rj.gov.br