Casa de Cultura rumo aos 28 anos

A exposição "Fruto da luta de uma comunidade" abre as portas no dia 21

20 de agosto de 2013
A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis completa no próximo dia 25 mais um aniversário. Agora, são 28 anos de muita história. Para comemorar a data, a Fundação Cultural de Angra (Cultuar), preparou uma exposição festiva que conta a história da casa.

A exposição "Fruto da luta de uma comunidade" abre as portas no dia 21, às 19h, e fica para visitação até o dia 1º de setembro. O público poderá apreciar a coleção de quadros que compõem o acervo da casa, livros de registro de presença dos visitantes nos últimos anos, cartazes, notícias e jornais que relatam as atividades da Casa de Cultura desde 1985, o stand com a vida e obra de Brasil dos Reis, além de vídeos de artistas, alunos e visitantes falando sobre sua passagem na Casa de Cultura.

SOBRE A CASA DE CULTURA POETA BRASIL DOS REIS

A casa é um ícone de resistência cultural de Angra dos Reis. Local de surgimento de grandes talentos do município.

O sobrado, construído em 1824, chegou a ser ameaçado de ir parar no chão no início da década de 80, quando o grupo Revolucena ocupou a casa e, com uma "vigília cultural", conseguiu impedir sua destruição.

Em 1985, depois de ser desapropriado pelo então prefeito João Luiz Gibrail Rocha e tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Artístico Cultural (Inepac), o prédio passou a ser oficialmente a Casa de Cultura de Angra dos Reis, a primeira casa de cultura do estado do Rio de Janeiro.