Prefeitura busca investimentos para aeroporto

Projeto do governo federal visa a modernização e ampliação dos aeroportos regionais do país

20 de fevereiro de 2013
A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, esteve nessa segunda-feira, 18, na secretaria de Estado de Transportes, no Rio, para uma reunião com o secretário Júlio Lopes. A intenção da prefeita é buscar investimentos para o aeroporto da Japuíba. O encontro serviu para discutir e apresentar detalhes sobre o projeto do governo federal para modernização, ampliação e reforma de aeroportos regionais de todo Brasil, lançado pela presidente Dilma no final do ano passado. Prefeitos e representantes de algumas cidades do interior do estado, além de profissionais do setor aéreo, participaram do encontro.

Conceição estava acompanhada do presidente e do diretor executivo da TurisAngra, Kaká Gibrail e Afif Naim, e também do secretário municipal de Atividades Econômicas, Dilson Affonso. De Angra dos Reis, também participaram o diretor da concessionária operadora do aeroporto da Japuíba, Carlos Gravatá, e o superintendente do aeroporto, o coronel Lindolfo Würzler.

- Para nós o aeroporto é fundamental. Angra e Paraty são municípios de uma região turística. Esse é um empreendimento que, além de ser importante para a parte turística, também ajuda a desenvolver as indústrias da região. Em Angra, temos a indústria naval e o setor náutico, além de um complexo nuclear. Nós necessitamos muito dessa expansão - afirmou a prefeita.

Representantes do Banco do Brasil fizeram uma breve apresentação sobre o projeto de financiamento. O banco está atuando como gestor do Fundo Nacional de Aviação Civil, de onde saem os recursos. O projeto é de iniciativa da Presidência da República, por meio do Ministério da Casa Civil e da Secretaria de Aviação Civil a fim de recuperar, modernizar e ampliar a malha aeroviária brasileira, com foco nos aeroportos regionais (também chamados de aeródromos). Em grande parte, trata-se de aeroportos menores localizados em municípios do interior. O país possui 270 aeródromos, segundo os dados apresentados pelo banco, que está coletando e recebendo informações sobre esses aeródromos, além dos projetos de expansão ou reforma.

- O Brasil tem uma grave deficiência de logística. As empresas perdem grandes oportunidades de negócios por causa disso. Essa deficiência faz com que investimentos deixem de ser feitos e isso prejudica o desenvolvimento do país - disse Reinaldo Kazufumi Yokoyama, superintendente estadual do Banco do Brasil.

De acordo com Lindolfo Würzler, atualmente o aeroporto da Japuíba só opera durante o dia com aviões de pequeno porte (jatinhos e aviões executivos pequenos). A expansão e modernização visa dar condições à unidade para operar linhas regulares de transporte. Consta no projeto de expansão, a duplicação do pátio de estacionamento das aeronaves, construção de seção contra incêndio, sistema de sinalização visual e balizamento (para operar durante a noite), torre de controle e outras melhorias. Primeiramente, haverá a ampliação da pista de pouso, dos atuais 913m para 1.080m. Depois a pista poderá ser novamente ampliada, chegando a 1.360m. O investimento previsto pode chegar a aproximadamente R$ 12 milhões.

Na quinta-feira, dia 21, haverá uma nova reunião para dar continuidade às discussões. Angra, Cabo Frio e Resende irão participar, durante a manhã, de uma reunião específica, já que os aeroportos desses três municípios possuem projetos mais adiantados que os demais. O aeroporto de Angra está sendo contemplado também com investimentos do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) e aguarda a liberação destes recursos.