Prefeita recebe moradores da Fortaleza

Moradores do Morro da Fortaleza fizeram manifestação contra falta d´água no bairro

20 de fevereiro de 2013
Um grupo de moradores do Morro da Fortaleza realizou nesta terça-feira, 19, uma manifestação em frente ao Palácio Raul Pompéia, sede da Prefeitura de Angra, protestando contra a falta de água no bairro. Segundo os moradores, eles estavam há sete dias consecutivos sem abastecimento. A rede é abastecida e operada pela Companhia Estadual de Água (Cedae). Ante à reclamação da comunidade, uma comitiva de moradores liderados pelo presidente da Associação local, Alex Almeida, foi recebida pela prefeita Conceição Rabha no Salão Nobre.

Também participaram da reunião, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Adilson Santana, o secretário de Governo, Neirobis Nagae e o vice-prefeito Leandro Silva, além do secretário de Saúde, Carlos Vasconcellos e do encarregado da Cedae, Jones Gomes de Sousa.

O encarregado da empresa estadual, Jones de Sousa, informou que soube do problema de abastecimento no Morro da Fortaleza na noite de ontem.

- Eu fui informado do problema por uma moradora ontem, mas não havia mais como solucionar imediatamente por conta do horário. Hoje desde cedo eu verifiquei que a água não estava chegando à elevatória do Morro do Carmo, que distribui para a Fortaleza. Fomos então à estação de distribuição na Japuíba, onde desmontamos e limpamos as bombas. Essa manutenção resolveu o problema e neste momento a elevatória do Morro do Carmo está enchendo e nos próximos minutos o Morro da Fortaleza terá água novamente - afirmou Jones.

A prefeita Conceição Rabha informou aos moradores que a situação da água no município é critica e que vai buscar junto ao presidente da Cedae, Wagner Victer, a solução para essa demanda, que cada dia está maior.

- Eu recebi o município com diversas situações de emergência e a falta de água em diversos pontos da cidade é um dos pontos críticos do município. Essa é uma demanda que eu trato como prioridade e vou ficar em cima do Wagner Victer e do Governo do Estado até que tenhamos uma solução definitiva. Não podemos mais tratar isso com ações paliativas. Nosso Governo vai concentrar esforços para resolver esse problema de forma definitiva - afirmou Conceição.

A prefeita aproveitou a oportunidade para perguntar aos representantes da comunidade quais os outros problemas do bairro. Alex Almeida disse que atualmente o bairro está infestado de ratos e mosquitos, com mato alto, sistema de iluminação pública defasado e muitos bueiros entupidos.

Conceição anunciou que no dia 2 de março, a Prefeitura de Angra iniciará um mutirão de combate à dengue e um verdadeiro #39;arrastão#39; de limpeza por todo o município e que o Morro da Fortaleza receberá esses serviços. O secretário de Saúde, Carlos Vasconcellos, também se comprometeu com os moradores de que nos próximos dias uma equipe realizará a desratização do trecho entre a rua Manoel do Rosário e a Praia do Anil, contemplando a comunidade.

Quando a reunião acabou, os moradores foram informados por outros que estavam no bairro, de que o abastecimento de água já havia sido reestabelecido no Morro da Fortaleza.