Artista plástica abre exposição na Casa de Cultura

Mostra reúne pinturas e objetos que retratam paisagens marinhas

19 de setembro de 2013
O salão de exposições da Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis amanheceu mais colorido na quarta-feira, dia 18, e quem passava pela rua do Comércio, esquina com rua Raul Pompéia, é convidado a entrar e viajar nas telas e objetos em papel machê, da artista plástica Elô Graciano, que retrata paisagens marinhas na exposição "Angra dos Reis - Saudosas Imagens", aberta na última terça-feira.

O presidente da Fundação Cultural (Cultuar), Délcio José Bernardo, o diretor cultural Bruno Marques e o diretor da Casa de Cultura, Bruno dos Anjos, também prestigiaram a artista plástica na abertura da exposição. A mostra poderá ser visitada até o dia 29 de setembro, de terça-feira a domingo.

Elô Graciano mantém sua trajetória artística, perpetuando as imagens da Angra antiga em telas. Desde o ano 2000, quando começou a participar regularmente de exposições coletivas e a realizar mostras individuais em espaços nobres da cidade, a artista é reconhecida e elogiada pelo poético resgate plástico da paisagem colonial da terra onde nasceu e sempre viveu. Ela se apropria de velhas fotografias do Centro e de vários recantos do município para traduzir em pintura sua memória afetiva.

Durante a infância e a juventude, presenciou as transformações urbanísticas do rico cenário de outrora e testemunhou o desaparecimento de muitos exemplares do casario que compunha harmoniosos conjuntos arquitetônicos em nossas ruas, becos, largos e praças. Na maturidade, a artista tem estado cada vez mais motivada a trazer de volta o belo panorama angrense por onde circulou, repleto de construções dos séculos XVIII, XIX e da primeira metade do século XX.

ANGRA DOS REIS - SAUDOSAS IMAGENS

Em sua mostra individual, Elô Graciano apresenta 12 telas em pequenos e médios formatos, além de objetos em papel machê. Embora pareça óbvio, o nome da exposição remete ao deslumbre que os descobridores lusitanos tiveram em navegar por estas águas pontilhadas de ilhas.